Já ouviu falar em ‘dezembrite’? Saiba mais sobre a síndrome de fim de ano

Aqui você descobre tudo o que precisa saber sobre esse sintoma.

Não é novidade que dezembro é um momento do ano que traz muitas lembranças, além de belas mesas postas e o reencontro com alguns familiares e amigos. Porém, as coisas nunca são iguais para todos.

Existem aqueles que, em termos mais brutos, odeiam o período de fim de ano, pois não há boas memórias nem mesmo as melhores companhias para passar esse período, e acabam desenvolvendo – acredite você ou não – a síndrome de fim de ano.

Essa síndrome provém de uma enorme onda de positividade. Isso porque nem todas as pessoas ao redor do mundo possuem, dentro de si, um grande sentimento de gratidão pelo ano que se passou.

Quando a pessoa passa a ponderar sobre isso, não demora muito para crises de ansiedade começarem a aparecer, pois se sentem deslocadas.

Mais informações

Pesquisas feitas na Universidade da Virgínia compartilharam informações importantes. Elas foram fundamentais para que se conhecesse mais sobre o que acontece para gerar tal síndrome. E em meio às pesquisas, esse evento desconhecido recebeu um nome: dezembrite.

O ponto culminante dessa síndrome é que nem sempre as pessoas passam pelos mesmos acontecimentos ou até pelas mesmas experiências, como no caso de muitos não terem tido uma infância feliz.

Além disso, há quem more longe de todos os familiares e amigos mais próximos, dificultando a possibilidade de encontro entre eles.

Em terceiro lugar, o que pode agravar a síndrome é a prestação de contas dos objetivos estabelecidos e que, por alguma razão, não foram concluídos. Certamente, uma situação como essa poderá fazer o indivíduo se sentir culpado.

Outro ponto que pode colaborar para a síndrome são as lembranças que rodeiam esses feriados festivos de fim de ano, pois pode ser que muitos não tenham mais seus entes queridos presentes.

Dessa forma, portanto, enquanto outros podem ter sofrido abusos em períodos como esse, isso faz com que desenvolvam um trauma relacionado a tais festividades.

você pode gostar também