Veja 3 dicas que te ajudam a combater ansiedade e depressão com leitura

Esses dois tipos de transtorno se tornaram o mal do século e necessitam de tratamento médico. Em paralelo, a leitura pode ser uma ótima aliada.

A depressão e a ansiedade se tornaram o mal do século e são transtornos que merecem atenção.

Para obter um diagnóstico e tratamento adequados, a consulta com um especialista é essencial. Contudo, a leitura também pode colaborar para amenizar esse problema.

Pelo fato de possuir uma função terapêutica, podendo ajudar a reduzir os sintomas desses transtornos, a leitura pode ser uma ferramenta importante para o tratamento de ambas as doenças.

Sabendo disso, a questão é: como fazer disso um hábito saudável? Para saber mais, confira algumas dicas que separamos de William Costa, fundador de uma rede social ligada ao universo dos livros:

1 – Torne a leitura um hábito

Sabemos que, com a correria do dia a dia, é difícil encontrar um momento para a leitura. No entanto, se você ler poucas páginas todos os dias, esse ato já pode fazer milagres pela sua saúde mental, sabia?

Estimular emoções, alívio de angústias pessoais, exercício da empatia através da identificação com personagens são apenas algumas das inúmeras vantagens de ler um livro, fora a ajuda para visualizar a vida de novas maneiras.

O costume de ler colabora com a diminuição dos níveis de hormônio de estresse no corpo, o que desacelera o ritmo dos pensamentos e da respiração, proporcionando um estado de calma.

2 – Não quer ler sozinho? Crie um clube do livro

Organizar um clube do livro, seja ele presencial ou on-line, é um bom caminho para quem não gosta de ler sozinho; dessa forma, um integrante pode ajudar o outro e trocar ideias.

Estar em boas companhias no processo de enfrentamento de depressão e ansiedade pode ser muito agradável para compartilhar experiências pessoais sobre o assunto, virando assim uma verdadeira rede de apoio.

3 – Busque sites e aplicativos desse universo

Se você tem dificuldades de inserir a leitura no seu dia a dia, uma boa opção é ir atrás de sites e aplicativos sobre o assunto.

Neles, você descobrirá dicas para ler mais e melhor, além de encontrar uma comunidade grande de pessoas apaixonadas por livros.

você pode gostar também