‘Alexa, pagar multas’: Amazon se prepara para autuações multimilionárias por violação de privacidade
Órgão norte-americano move processo contra Amazon; big tech tem prejuízo milionário.
Depois da assistente virtual Alexa e da campainha eletrônica Ring renderem bons frutos à Amazon, agora a empresa terá que arcar com um grande prejuízo por causa de suas próprias tecnologias.
Depois de receber autuação por causa de ações judiciais da Federal Trade Commission (FTC), a Amazon concordou com o valor milionário do processo.
A FTC é responsável por proteger os consumidores nos Estados Unidos e pode tomar medidas legais contra empresas que violam as leis de privacidade e proteção do consumidor.
No processo, o órgão norte-americano alega que terceiros, como funcionários da Amazon, poderiam acessar os dados pessoais dos usuários dos dispositivos.
Amazon tem prejuízo milionário por causa de Alexa e Ring
No caso da assistente virtual Alexa, a FTC acusa a empresa de violar a lei norte-americana que prevê a proteção à privacidade de crianças ao adquirir diversas informações de menores.
Além disso, o processo contra a empresa de Jeff Bezos inclui uma ação na qual se alega que a Ring permitia que os funcionários pudessem ter acesso aos conteúdos de vídeos dos sistemas de segurança doméstica dos usuários.
Com as acusações da Federal Trade Commission, a Amazon aceitou o acordo para pagar US$ 30 milhões em multas. Mesmo entrando em acordo, a big tech mantém seu posicionamento de negar culpa nas denúncias.
Como funciona a campainha eletrônica Ring?
A Ring é uma empresa que a Amazon adquiriu em fevereiro de 2018. Após a aquisição, continua a operar como uma subsidiária da Amazon, mantendo as próprias marca e linha de produtos.
Os produtos da Ring consistem em campainhas de vídeo e câmeras de segurança que se integram a um aplicativo móvel. As campainhas de vídeo possuem uma câmera que permite aos usuários ver e interagir com visitantes em tempo real por meio do aplicativo em seus smartphones ou tablets.
As câmeras de segurança oferecem vigilância constante e enviam notificações para dispositivos móveis quando detectam atividade suspeita.
Como funciona a assistente virtual Alexa?
A assistente virtual Alexa, da Amazon, é ativada por comandos de voz e realiza uma ampla variedade de tarefas e interações.
Ela utiliza o processamento de linguagem natural e a inteligência artificial para entender e responder a perguntas. Assim, fornece informações, executa ações e controla dispositivos domésticos inteligentes.
Os usuários interagem com a Alexa por meio de dispositivos habilitados, como os alto-falantes Echo da Amazon. Ao dizer “Alexa”, seguido por um comando ou uma pergunta, a assistente virtual entra em ação.
Ela pode fornecer informações sobre clima, notícias, trânsito e muito mais. Além de realizar tarefas como definir alarmes, criar lembretes, tocar música, reproduzir audiolivros e controlar dispositivos compatíveis com a casa inteligente.