Vídeos eleitorais de 2018 serão removidos do YouTube

Vídeos com Fake News das eleições serão excluidos

O  YouTube tem sido bem rigoroso e adotado medidas preventivas para amenizar os danos causados por conta das FakeNews. Em época de período eleitoral, o número de vídeos com desinformação aumentam drasticamente.

Leia mais: Youtube quer impedir desinformação através da Plataforma

Em sua política, a plataforma já acrescentou essa medida de remoção de vídeo quando há desinformação e, por isso, anunciou nesta semana que será feita uma “varredura” nos vídeos sobre as eleições de 2018 para evitar desinformação no pleito deste ano.

Em outubro de 2022, os brasileiros vão às urnas eleitorais para a escolha da nova Presidencia e a plataforma já está se antecipando para evitar as notícias falsas.

Nosso país foi incluído na mesma regra adotada nos Estados Unidos em 2020 e na Alemanha em 2021, onde os vídeos que possuem “informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados” serão removidos permanentemente da plataforma.

 

YouTube no periodo eleitoral

Tudo que envolve o periodo eleitoral está inserido neste contexto, por exemplo, vídeos que tentam enganar eleitores na hora da votação, com informações falsas sobre horários e locais de voto. Ou mesmo, acusações impróprias, como urnas hackeadas, também se enquadram na política.

O TSE e o YouTube estão juntos em parceria, dedicados à promoção de um conteúdo eleitoral confiável, com informações oficiais, corretas, seguras para que os brasileiros possam consultar e tirar suas dúvidas sem nenhum receio:

Ajustamos o sistema de recomendações para diminuir a visualização de vídeos que chegam perto de violar as diretrizes da comunidade. Nosso objetivo é manter as visualizações de recomendações para conteúdo duvidoso abaixo de 0,5%”, disse o site.

você pode gostar também