Youtube quer impedir desinformação através da Plataforma

Vídeos com informações erradas acabam se tornando virais e Youtube quer acabar com essas situações

O YouTube  é a maior plataforma de vídeos do mundo, possui mais de 2 bilhões de usuários mensais. A plataforma possibilita a autonomia das pessoas em inserir vídeos de todos os tipos de temas e conteúdos, infelizmente, muitas informações falsas, ou que contribuem para a desinformação, são publicadas todos os dias. Alguns vídeos acabam se tornando virais e trazem muitos prejuízos para toda a população.

Leia mais: Novos recursos chegam no Facebook Messenger

Para isso, o YouTube anunciou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para conter a desinformação na plataforma. O objetivo é interromper antes que se torne viral, uma das ações é limitar o compartilhamento entre plataformas e o controlar os conteúdos em outros idiomas que não sejam o inglês.

De acordo com o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, a ação de limitar os compartilhamentos de vídeos já fez com que diminuísse a recomendação desses vídeos para outras pessoas na Plataforma, com isso, caindo bastante o consumo desses vídeos.

Quanto aos links que podem ser incorporados em sites, continuam sendo um facilitador para a disseminação desses vídeos. Para tentar resolver esse problema, o YouTube tem pensado em algumas outras alternativas como: desabilitar o botão de compartilhamento ou a quebra de links para vídeos que já foram suprimidos no YouTube. Outra ideia seria o aviso no próprio vídeo ou link, destacando que o vídeo pode conter informações incorretas.

A empresa avalia o aumento das equipes de moderação de conteúdo e parcerias com organizações não governamentais e especialistas locais para avaliar os vídeos. E também estuda rotular vídeos, colocá-los separados por tópicos de rápido desenvolvimento, como epidemias e desastres naturais.

“Precisamos ter cuidado para equilibrar a limitação da disseminação de desinformação potencialmente prejudicial, enquanto permitimos espaço para discussão e educação sobre tópicos sensíveis e controversos”, complementou Mohan.

você pode gostar também