“Veja por Mim”: a produção que fez uso de tecnologia assistiva

Você já ouviu falar sobre a tecnologia assistiva? Leia mais sobre o assunto, que foi ativamente utilizado na obra

Prestes a estrear em solo brasileiro, dia 28 de julho, o longa-metragem chamado “Veja por Mim” — do diretor canadense Randall Okita — realizou o uso de tecnologia assistiva em sua produção. O termo é utilizado para se referir, de forma completa, ao arsenal de Recursos e Serviços que são utilizados para fornecer habilidades.

Leia mais: Netflix adiciona filme que faz todo mundo chorar

Na trama, a jovem Sophie, interpretada por Skyler Davenport, possui deficiência visual. Ela é responsável por manter em ordem uma mansão isolada e cuidar do gato de Debra, personagem de Laura Vandervoort, uma mulher recém-divorciada, que decide sair por alguns dias para espairecer.

No entanto, a situação começa a se agravar quando três criminosos planejam invadir a casa e saqueá-la. Sem muitas opções de ajuda, a jovem Sophie apenas possui um aplicativo em seu smartphone chamado “See for Me”, o qual a liga diretamente com uma ex-militar nomeada Kelly, personagem de Jessica Parker Kennedy, que passa grande parte dos seus dias apenas jogando games de tiro online.

Diante de uma situação como essa, Kelly deverá ser os olhos de Sophie e auxiliar a amiga a escapar dessa situação de forma ilesa. Porém, ao contrário de muitas pessoas que possuem deficiência visual, Sophie era uma ex-esquiadora, que foi diagnosticada com retinite pigmentosa. Assim como podemos contemplar em longas que tiveram a oportunidade de trabalhar com pessoas realmente deficientes, por exemplo, “Coda – No Ritmo do Coração”, a atriz Skyler Davenport também possui deficiência visual.

Tenho uma condição neurológica, que se combinou com um derrame em 2012. A produção estava procurando por alguém que fosse cega e eu me candidatei”, conta.

Ao que diz respeito do enredo, Sophie não quer ser definida apenas pela sua condição, mas, provar que ainda é capaz de ser a excelente atleta que era antes de ser diagnosticada (para o medo e ansiedade de sua mãe).

Davenport informou que sua rotina é um pouco semelhante a de sua personagem. “Minha perda de visão é diferente, mas eu uso bastante fone de ouvido, como Sophie, e o recurso de voz-para-texto do smartphone, porque digitar é muito difícil para mim”, explica. No entanto, para ela, o aplicativo utilizado no longa foi uma completa novidade.

Até ver o script não sabia que existiam esses aplicativos que ajudam as pessoas. Achava que os roteiristas tinham inventado. Seria bom ter um desses nos primeiros anos após o derrame”, afirmou Skyler.

“Veja por Mim” foi confirmado em 2020, porém, somente em 2021 passou a ser divulgado em festivais, tudo devido à pandemia de COVID-19. Após passar por vários eventos, o longa finalmente chega aos cinemas na metade de 2022.

você pode gostar também