Motivos que vão te convencer a não dar descarga com a tampa do vaso aberta
Depois que você conferir esses motivos, certamente nunca mais acionará a descarga com a tampa aberta. Veja os detalhes!
Não é de hoje que a privada é vista como um local perfeito para a proliferação de bactérias, principalmente quando não se realiza o processo correto de limpeza.
Contudo, muitas vezes isso acaba sendo negligenciado, pois essas bactérias não podem ser vistas a olho nu, o que acaba confirmando o que John Crimaldi, da Universidade de Colorado Boulder, alega, após efetuar um estudo completo sobre o vaso sanitário:
“Se é algo que você não pode ver, é fácil fingir que não existe. Mas, depois de ver vídeos, você nunca mais vai pensar na descarga do banheiro da mesma maneira.”
Experimento
John Crimaldi é o engenheiro ambiental e civil responsável por iniciar a pesquisa relacionada ao que acontece quando decidimos puxar nossa descarga, após o uso, com a tampa aberta.
Ele e sua equipe utilizaram alguns equipamentos, como lasers e uma combinação de luzes, para realizar esse experimento e analisar o que acontece.
Quando a experiência começou, puxaram a descarga com a tampa aberta. Foi assim que os estudiosos tiveram a oportunidade de ver diversas gotículas invisíveis aos nossos olhos voando para variadas direções.
Diferentemente do que eles esperavam, havia gotas maiores que eram rapidamente arremessadas para as superfícies ao redor. Já aquelas gotas que eram menores voavam lentamente, tendo a oportunidade de permanecer nesse estado por alguns minutos.
“O objetivo do banheiro é remover efetivamente os resíduos da tigela, mas também está fazendo o oposto, que é: borrifar muito conteúdo para cima”, destacou Crimaldi.
Abaixo, é possível visualizar essa experiência e conferir o que realmente acontece fora dos nossos olhos. Veja:
Os pesquisadores acreditam que essas gotas podem alcançar no mínimo 1,5 metro de altura se aciona a descarga. Mas ainda é uma incógnita no que se refere a até onde elas conseguem se deslocar e como realizam esse processo.
Contudo, o conhecimento básico que adquirimos com essas informações já é o suficiente para nos auxiliar na hora de escolher entre puxar a descarga com a tampa aberta ou realizar um pequeno esforço e abaixá-la.
Ao mesmo tempo, esse assunto consegue direcionar o nosso olhar para a higiene correta, que, infelizmente, às vezes sofre negligências. Inclusive, muitos saem do ambiente sem ao menos lavar as mãos.
Além disso, a probabilidade de haver uma grande proliferação de bactérias em banheiros públicos é muito grande. Isso porque na maioria não há tampa que possa impedir esse show de arremessos.