Superbactérias: cenário seria mais devastador do que a Covid-19?

O surgimento de novas superbactérias tem feito as pessoas questionarem se o cenário seria mais perigoso do que com a pandemia de Covid-19.

Há poucos anos, o mundo inteiro estava desolado com o enorme crescimento do número de mortes em todos os lugares. Muitas foram as pessoas que faleceram devido à pandemia de Covid-19, até que finalmente chegaram as vacinas.

É claro que isso não impediu que muitas pessoas perdessem a vida, mas contribuiu para que muitas outras fossem protegidas.

Agora, depois de passarmos por tantos altos e baixos, há boatos de que novas superbactérias estão ameaçando, novamente, a nossa paz. Muitas fontes, como o jornal do The New York Times, acreditam que essa é a revolta, ou seja, a “vingança das bactérias.

Seja como for, não há dúvidas de que precisamos conhecer mais a fundo essa história a fim de que consigamos proteger quem amamos.

Superbactérias

Um grande estrago foi feito pela Covid-19, que matou, em média, 5 milhões de pessoas ao redor do mundo, uma tragédia inegável.

Porém, conforme uma pesquisa da revista The Lancet, ainda neste ano, constatou-se que até agora, 1,2 milhões de pessoas faleceram em razão das superbactérias. Esse número é superior às mortes por HIV.

As bactérias, a título informativo, são organismos vivos que possuem apenas uma célula e que, conforme sua natureza, sempre estão em grupo.

Contudo, ao longo dos anos, infelizmente acabaram evoluindo e se tornando imunes a antibióticos, ou seja, eles não conseguem mais fazer o trabalho necessário para exterminá-las, logo, isso as torna “superbactérias”.

Normalmente, elas possuem maior nível de periculosidade em crianças menores, uma vez que o sistema imunológico não é como o de um adulto.

Por que houve a mutação das bactérias?

Para podermos compreender ainda mais, precisaremos regredir a 1928, quando o Doutor Fleming desenvolveu a penicilina, um ótimo antídoto contra as bactérias.

Contudo, devido ao recorrente mau uso dos medicamentos, tanto em animais quanto em pessoas, as bactérias acabaram encontrando uma forma de evoluir e se tornar mais resistentes.

E essa situação acaba criando um cenário muito complicado para os médicos, uma vez que não conseguem tratar as superbactérias com apenas antibióticos.

Alerta!

Embora o cenário pareça um pouco desanimador, os cientistas alertam para ficarmos atentos e estar em dia com as vacinas que ajudam a combater infecções bacterianas, por isso busque conferir sua carteira de vacinação.
você pode gostar também