O sonho virou pesadelo: as profissões com os maiores índices de insatisfação dos profissionais
Estudo americano revelou o que anda desagradando mais os profissionais.
A decepção dos formandos ao chegar no mercado de trabalho não é algo incomum. Após quatro, em alguns casos até seis anos estudando para pegar o esperado diploma, começa a competição por vagas de emprego, muitas vezes com baixos salários, longas jornadas, instabilidade, falta de benefícios e mercado de trabalho desvalorizado.
Já é difícil escolher um curso que se adeque às nossas vontades, não é? Por isso, um longo período de análise deve ser feito pelo aluno, e ele deve tomar a decisão que mais o agrade, já que será ele que estudará a disciplina por muitos anos e depois trabalhará no ramo.
Muitas vezes, os filhos não demonstram, mas levam muito a sério as opiniões dos pais e ficam frustrados quando percebem que suas escolhas não atendem às expectativas deles.
E quando os filhos percebem que seus pais desaprovam suas escolhas profissionais, elas experimentam altos níveis de ansiedade. Por isso, é importante conversar sobre seus sonhos e desejos.
Uma boa dica para evitar insatisfações nas profissões é conversar com profissionais da área e visitá-los onde eles trabalham. Também é recomendado procurar profissionais desapontados para ouvir seus motivos.
A prova de que muitas pessoas não fizeram um longo processo de análise é uma recente pesquisa realizada pelo The College Payoff e divulgada pela Universidade de Georgetown.
O estudo disponibilizou uma lista das profissões com as maiores taxas de arrependimento. E se você está passando por um momento de tomada de decisão, essa matéria pode te render boas reflexões.
Veja algumas das profissões com os maiores índices de remorso
- A profissão que liderou a lista do estudo foi a de Jornalista, com 87% dos profissionais insatisfeitos.
- Artes e Sociologia empataram na porcentagem: 72% dos profissionais se declararam infelizes com a sua escolha.
- A área de Comunicação também não ficou fora dessa, contabilizando 64% de insatisfações.
- Pedagogia ficou com 61% e Marketing, com 60% de profissionais insatisfeitos.
- Letras e Biologia empataram com 52% de pessoas arrependidas.
É necessário muito cuidado na hora de procurar seu curso, observando não só as disciplinas da faculdade, mas também como o mercado está funcionando na área e o que poderia te agradar em questões empregatícias. Essa provavelmente é a melhor maneira de começar uma carreira sem arrependimentos.