Vaticano classificou capivaras de forma BIZARRA por muito tempo

O motivo vai te surpreender!

Considerar um cachorro como uma ave parece loucura nos dias de hoje, não é? Mas foi mais ou menos isso que aconteceu com a classificação dada às capivaras pelo Vaticano durante a Idade Média. No entanto, existe uma explicação para tudo isso!

O que as capivaras são?

As capivaras são animais mamíferos, ou seja, espécies com características marcantes como os pelos no corpo e as glândulas mamárias. Este animal, relativamente grande, é conhecido pelo corpo robusto, geralmente marrom, e por ser um dos maiores roedores do mundo.

Muitas pessoas ainda descreveriam as capivaras como adoráveis, por conta das suas patas curtas e tamanho volumoso. Além disso, elas fazem sucesso na internet ao tirar longos cochilos nas beiradas de rios.

Como o Vaticano classificou as capivaras?

Você pode não acreditar, mas o Vaticano já considerou as capivaras como PEIXES! Isso mesmo. Por conta da anatomia de seus olhos, orelhas e narinas, elas são ótimas nadadoras e podem passar vários minutos debaixo da água.

Além disso, elas sempre estão perto de rios e lagoas, onde constantemente estão se banhando e se alimentando.

Qual o motivo dessa classificação?

Durante a Quaresma, não é permitido comer certos animais, segundo a Igreja Católica. Com isso, na Idade Média, os clérigos na Venezuela escreveram ao Vaticano para perguntar se essa criatura poderia ser classificada como um peixe.

O intuito era que todos pudessem continuar consumindo o animal durante o período da Quaresma, afinal, ele habitava as margens dos rios e tinha gosto de peixe.

Com tal “justificativa”, o Vaticano concedeu o pedido em 1784, e o roedor recebeu a classificação de peixe. Assim, os colonos puderam então consumir o animal durante todos os quarenta dias.

Apesar de ser algo diferente, a restrição alimentar não era em relação aos mamíferos e aves contra os peixes, mas sobre terra versus água. Dessa forma, animais que vivem na água poderiam ser consumidos na Quaresma, por serem considerados aquáticos.

As capivaras não eram as únicas, já que os castores também eram considerados como peixes. Com isso, também entraram para a lista de animais que poderiam ser comidos durante todo o ano.

você pode gostar também