Vale a pena utilizar a versão beta do iOS 16? Entenda como tudo funciona

Segundo o Google Trends, pesquisas como “iOS 16 beta profile” e “iOS 16 beta” tiveram um aumento considerável após o anúncio

Na última semana, aconteceu a Worldwide Developers Conference 2022, que é uma conferência anual da Apple. Nela, foi divulgado o lançamento do iOS 16, que consiste em uma nova versão do sistema operacional do iPhone.

Leia mais: União Europeia exige que Apple utilize USB-C no iPhone

Entre as melhorias apresentadas para esta nova versão, estão novas funções no Live Text, uma reformulação na tela de bloqueio e mudanças no iMessage.

Com isso, os usuários ficaram bem ansiosos para ter o novo sistema operacional, inclusive, aumentaram muito as buscas pela versão beta da atualização.

Será que vale a pena baixar esta versão?

Entenda a seguir como funciona a versão beta do iOS 16, e se é uma boa ideia baixá-la.

Primeiramente, a versão beta do sistema operacional é liberada para os desenvolvedores, para que os aplicativos e tecnologias sejam adaptados. Depois de um certo tempo de testes pelos técnicos, o uso é liberado para o público, que irá testar os novos recursos e dar feedbacks. Com isso, a Apple pode solucionar os erros recorrentes.

Para conseguir testar estas versões, é preciso ter uma conta de desenvolvedor ou fazer parte o programa Beta da App e baixar a versão em desenvolvimento. Para fazer parte deste programa, é preciso se inscrever no site beta.apple.com e ter um dispositivo compatível com a atualização.

Geralmente, a atualização beta para o público sai um mês após a versão dos desenvolvedores. Estes dois grupos estão dentro dos programas oficiais da Apple, mas tem outra maneira de baixar a atualização, que é pelo iOS Beta Profile. Este é um site não oficial, que permite o download para qualquer usuário, porém, como não se trata de uma versão oficial, não há garantias de segurança.

Além disso, mesmo nas versões oficiais da Apple, a atualização beta pode apresentar alguns bugs, que provavelmente serão consertados para a versão final. Problemas como lentidão – que é comum na fase de testes -, fechamento forçado de aplicativos e, até mesmo, a bateria sendo consumida mais rapidamente serão encontrados, principalmente, no início da testagem beta.

Um jornalista, usuário de uma versão beta anterior, relatou que teve de restaurar seu celular, após ele ter parado de responder completamente durante uma ligação. Devido a isso, ele teve todos os seus arquivos perdidos.

Já testes com o iOS 16 beta se mostraram bem estáveis, sem muitos travamentos e erros, apesar da tela de bloqueio apresentar um pouquinho de lentidão. Mas não se pode falar o mesmo da bateria, que parece esquentar muito mais.

Após saber disso, vai de cada um decidir se vale ou não a pena utilizar a versão beta. O importante é saber que, após esta fase de testes, todos os usuários receberão a atualização, desta vez, sem bugs e instabilidades.

Se optar por instalar a versão beta, faça antes um backup de seus arquivos para que, caso aconteça algum problema, você não os acabe perdendo. Para isso, clique em ajustes, depois em seu nome. Selecione a opção “iCloud”, depois a opção “Backup do iCloud”. Pronto, é só ativar esta opção e seus arquivos estarão protegidos!

você pode gostar também