USP abre inscrições para cursos gratuitos de Programação e Astronomia
A instituição está com vagas abertas para diversos cursos e projetos voltados para meninas. Veja como se beneficiar gratuitamente com essa oportunidade.
Se você tem vontade de se inserir ou se especializar na área de tecnologia, esse é o momento certo. Recentemente, foram abertas as inscrições para o curso Meninas Programadoras do Instituto de Ciências Matemáticas (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, também foram abertas inscrições para o Projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).
Como os nomes bem aludem, os cursos são voltados exclusivamente para o público feminino. As vagas serão disponibilizadas de forma gratuita e terão formato online, tornando a oportunidade acessível para pessoas de outras regiões do país.
Essa iniciativa busca expandir o conhecimento em diferentes áreas das ciências naturais, da matemática e da tecnologia.
Curso Meninas Programadoras
O curso intitulado Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes já está na sua 20ª edição. Ele é direcionado para alunas que estão no Ensino Médio ou que já o concluíram.
Nesse sentido, o conteúdo é lecionado semanalmente através de uma lista de exercícios de Programação que podem ser resolvidos de forma online e com o apoio online de uma equipe de voluntárias responsáveis pelo curso.
Ao que tudo indica, as aulas iniciarão no dia 24 de junho e terminarão após quase uma mês, no dia 22 de julho. Para fazer esse curso, você deverá separar os seus sábados. As aulas terão 3 horas de duração e ocorrerão das 14h às 17h.
Para realizar o cadastro, basta se identificar com o gênero feminino ou não binário. Vale ressaltar que, no final do curso, a USP fornecerá um certificado. As inscrições já estão abertas no Sistema Apolo da USP.
Astrominas
Por fim, temos o Astrominas, um programa interdisciplinar que busca desconstruir o ideário de que as ciências exatas não são para mulheres. No ano passado, esse mesmo curso teve cerca de 16 mil inscrições. Neste ano, serão disponibilizadas 600 vagas.
Para se inscrever, é necessário se identificar com o gênero feminino, bem como ter entre 14 e 17 anos completos até dia 30/06 e estar matriculada em escola de educação básica.
Como dito anteriormente, as inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 18 de junho. As vagas serão sorteadas e podem ser garantidas por meio de cadastro no formulário oficial.
As atividades do curso poderão ser realizadas de forma virtual entre 15 de julho e 4 de agosto.