Trump voltará ao Facebook? Existe um debate sobre a volta do ex-presidente dos EUA à rede social

Facebook vai avaliar a volta de Donald Trump à rede social após a anulação de sua conta um dia depois do ataque ao Capitólio, em 2021.

A equipe do Facebook publicou através de um novo relatório que está considerando a reintegração de Donald Trump para a rede social da plataforma, que hoje pertence à Meta.

O ex-presidente dos Estados Unidos está banido da rede social faz mais de 2 anos, mais especificamente, desde o dia 6 de janeiro de 2021, data em que ocorreu o ataque ao Capitólio, em Washington. Os responsáveis por julgarem o caso, na época, estenderam essa proibição até 7 de janeiro de 2023. Por isso, o debate sobre a reintegração de Trump ao Facebook veio à tona novamente.

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, não pode tomar essa decisão sozinho. Por esse motivo, vem sendo aconselhado e supervisionado por Nick Clegg, o executivo do Facebook, junto de uma equipe interna recém-formada por diferentes partes da empresa.

O Twitter também havia banido a conta de Donald Trump. No entanto, sua conta foi restabelecida depois que Elon Musk se tornou o único proprietário da empresa. A decisão de reestabelecer a conta do ex-presidente dos Estados Unidos foi feita por uma votação pública conduzida por meio da própria plataforma.

Vale ressaltar que, depois daquele dia 6 de janeiro de 2021, o ex-presidente dos Estados Unidos foi considerado, por muitas organizações e especialistas, como um risco para a segurança pública, por provocar o motim na capital do país contra o resultado das eleições.

Nesse sentido, Clegg e a equipe do Facebook irão determinar se a presença de Donald Trump na rede social ainda se configura como risco à segurança da sociedade, para, se for o caso, estender o banimento de sua conta até que o risco diminua.

Por fim, é interessante destacar que o ex-presidente dos Estados Unidos, desde que foi expulso das redes sociais, criou sua própria plataforma de mídia social, Truth Social, na qual ele publica regularmente para seus apoiadores. Depois que Trump voltou para o Twitter, não houve mais publicações nessa plataforma.

você pode gostar também