Muito grave: trend no TikTok influencia jovens a cometerem crimes nos EUA

As redes sociais são ótimas para fazer amigos, compartilhar vídeos divertidos ou para entreter-se por um tempo. Contudo, elas também oferecem muitos perigos!

O TikTok, pouco tempo após seu lançamento, tornou-se uma das maiores redes sociais da atualidade, sendo utilizado por milhares de usuários ao redor do mundo.

Por tratar-se de uma rede de criação e reprodução de vídeos, bem como pela facilidade com que disponibiliza essa ferramenta para seus usuários, o TikTok acaba abrangendo uma enormidade de conteúdos para diferentes gerações e públicos.

Contudo, ao permitir tamanha facilidade, a plataforma cai na problemática que afeta todas as rede sociais, pessoas mal intencionadas.

Considerando a velocidade com que se popularizou, compreende-se que o TikTok ainda não possui muitos meios eficientes de barrar esse tipo de conteúdo, apesar do esforço da equipe de produção e manutenção.

Mas quais são esses problemas? Bom, sendo uma rede aberta a todos, temos conteúdos desde depreciação a reprodução de fake news.

Um dos atuais problemas que surgiram em decorrência do TikTok, foi a instrução para cometer crimes. Isso mesmo que você leu, uma trend que se tornou viral nos Estados Unidos incentiva jovens a utilizarem cabos USB para roubar veículos.

Roubo de carros ocasionados pelo TikTok

Por mais absurdo que isso pareça, de fato, se tornou um problema recorrente em algumas regiões dos Estados Unidos. No estado de Michigan, a cidade de Detroit aponta, no mês de julho, 150 roubos de carros utilizando a técnica e, no mês de agosto até a data da postagem do vídeo abaixo, já haviam sido 28.

Os roubos feitos por usuários do TikTok se espalham pelas regiões da cidade, segundo a Fox 2 Detroit, afetando Eastpointe, Clinton Township, Roseville.

Mas como funciona esse sistema?

Segundo o vídeo disponibilizado no TikTok e reproduzido acima, o roubo consiste no criminoso abrir a parte inferior do volante e remover algumas das partes da engrenagem de ignição, depois disso, basta utilizar o cabo USB como uma espécie de “chave” e girar o mecanismo, dando partida no carro.

Essa prática funciona, pois os modelos de Kia e Hyundai fabricados entre 2010 e 2021 não possuem uma trava de segurança que imobiliza o mecanismo de ignição. Mas, afinal, qual fabricante se preocuparia com esse tipo de problema?

Segundo as informações da polícia local, esses roubos têm sido efetuados por adolescentes e até crianças, o que resulta em carros (quando encontrados) com diversos arranhões e batidas.

Como algumas redes sociais mais antigas já sabem há muito tempo, deve haver um ótimo filtro de conteúdos, principalmente para crianças e adolescentes, os quais tendem a ser mais facilmente influenciados por trends e desafios.

você pode gostar também