TranferIDO: nutricionista sofre tentativa de golpe pouco elaborado
O ocorrido foi publicado no Twitter e já conta com mais de 200 mil curtidas e 16 mil retweets
Na última semana, Jéssica Rodriguez, de 24 anos, nutricionista e empreendedora, compartilhou uma mensagem que viralizou no Twitter sobre uma tentativa que ela sofreu de um golpe pouco elaborado.
Leia mais: SIM Swap: Tudo o que você precisa saber sobre o novo golpe
Cliente falou q já tinha feito o pix, pedi o comprovante, o comprovante q ele me manda 🤡🤡🤡🤡🤡 kkkkkkk rindo de nervoso pic.twitter.com/duqCyZa11b
— Jéssica Rodriguez (@rodrigueznutri) May 25, 2022
Um cibercriminoso se valeu de um editor de imagem para alterar e compartilhar um comprovante de pagamento falso depois de realizar uma compra com a empreendedora.
O golpista disse que iria enviar o pagamento após os produtos serem enviados, entretanto, Jéssica enviou um motorista para fazer a entrega e não recebeu o pagamento, até ela reclamar com o comprador.
Ao perceber o golpe, ela ligou para o motorista e requisitou que ele não realizasse a entrega, pois tudo se tratava de uma tentativa de golpe malsucedida.
“De repente ele diz que o comprovante foi [enviado], quando eu abro, é uma foto toda preta, eu disse que não dava para ver e ele mandou de novo. O segundo print é a surpresa do ‘transferIDO’… Então, eu liguei rapidamente para o motorista e pedi para ele voltar”, disse Jéssica.
“Photoshop” deu errado
Jessica diz não ter desconfiado do criminoso inicialmente, pois ele o golpista se identificou como João, disse ser dono de uma loja no Rio de Janeiro e, para tornar a história mais convincente, ele contatou a nutricionista através de uma loja nas redes sociais.
“A sorte também é que eu sabia que meu aplicativo não tava instável, pois eu tinha vendido algumas peças 2 minutos antes e o pix chegou! Se ele não envia esse print mal feito e diz que [o comprovante] ainda não tinha chegado, provavelmente eu poderia ter acreditado e deixado o motorista entregar”, afirmou.
A nutricionista revelou que já tinha sofrido um golpe ao abrir sua loja, no mês de fevereiro. Nessa situação, a Jéssica comprou algumas peças para o estoque da sua loja em uma loja de roupas que acabou desaparecendo depois da confirmação do pagamento.
“Não recuperei [o dinheiro]. Não fiz nada. Pois eles literalmente somem do mapa e como eu tava preocupada com o lançamento da La Vieh, não pensei nisso”, completou ela.