SIM Swap: Tudo o que você precisa saber sobre o novo golpe

A maneira mais recente encontrada é a prática de transferir um número de telefone para outro chip, um procedimento simples, porém, danoso.

Constantemente, criminosos encontram formas de modificar seus ataques cibernéticos. A maneira mais recente encontrada por eles é a prática de transferir um número de telefone para outro chip, um procedimento simples, porém, danoso.

Leia mais: Apple AirTag: Dispositivo ajudou fotógrafo a recuperar itens roubados

Esse procedimento tem se beneficiado de inúmeras falhas estruturais, encontradas nas operadoras. Caso o bandido tenha apenas um cartão em mãos e os dados da sua vítima – nome completo, CPF, RG, endereço, filiação, e muitos outros, já possui os equipamentos necessários para que a transferência venha ser realizada.

Basta entrar em contato com a respectiva operadora e solicitar o procedimento. Embora ocorra o protocolo de segurança, os bandidos conseguem tranquilamente passar por ele, basta somente informar os dados reais e pronto, acesso permitido.

Depois que o procedimento é concluído, os estranhos terão acesso às informações, sejam elas, ligações, SMS, WhatsApp e muitos outros aplicativos presentes em seu dispositivo. Em consequência, a vítima não terá acesso aos recursos, sendo o ponto da identificação do ocorrido.

Na maioria dos casos, esse é um tipo de golpe que utiliza recursos de engenharia social, ou seja, os bandidos acabam fornecendo as informações exatas para a empresa telefônica e consegue o aval das operadoras.

Além disso, o SIM Swap, pode ser praticado em inúmeros lugares, pois, não existe nenhum tipo de estrutura segura ou difícil, que poderia dificultar o trabalho de criminosos cibernéticos, muito menos a necessidade de possuir o aparelho eletrônico.

Os criminosos podem ter acesso às informações pessoas de qualquer indivíduo por meio das Campanhas de phishing, utilizadas para auxiliar golpistas em sua busca por dados pessoais dos indivíduos. Somado a uma análise cuidadosa no perfil da vítima em suas redes sócias.

Fique atento
Para não acabar se tornando vítima de algum golpe SIM Swap, a empresa de cibersegurança, Perallis Security, nos aconselhou com algumas precauções, que poderão ser muito úteis.

1. Tenha cuidado com as campanhas de phishing que surgem na caixa de entrada do seu e-mail;

2. Opte por dupla autenticação por SMS ou ligação telefônica, ou aplicativo gerador de senhas aleatórias;

3. Verifique quais informações suas estão disponíveis nas redes sociais, é necessário ficar atento;

4. Tenha anotado o código PIN e PUK – os números escondidos atrás de uma espécie de “raspadinha” nos cartões que pertencem aos chips. Com eles, é possível conseguir bloquear a linha telefônica.

você pode gostar também