Será que torcedores podem infartar com emoções causadas por jogos da Copa?
Sem delongas, a resposta é sim. Veja o que dizem os especialistas de acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Sabemos que a Copa do Mundo é um momento muito esperado por diversas pessoas. Neste domingo (20), ocorreu a abertura oficial do campeonato que, neste ano, está acontecendo no Catar, porém, as partidas que costumam trazer emoções extremas para torcedores fanáticos podem ser perigosas para o coração.
De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, há três vezes mais chances de se ter um ataque cardíaco durante o evento, pois as fortes emoções como as que são causadas por uma partida de futebol levam a uma grande descarga de adrenalina no corpo.
A adrenalina desse tipo de sentimento é a que aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a força de contração do músculo cardíaco, podendo desencadear problemas do coração. Todos nós queremos muito o hexa, e não há nada mais original no Brasil quanto a paixão gigantesca pelo futebol.
Recomendações para torcedores
O aumento no risco de problemas cardiovasculares durante jogos de futebol é conhecido pelos médicos e comprovado por meio de estudos científicos. Quem não se lembra do caso de 2019 quando, após o título do Flamengo na Libertadores, dois torcedores morreram em decorrência desse estresse emocional?
Por isso, cardiologistas aconselham que os torcedores sigam algumas dicas para evitar que o futebol se torne uma fonte de sustos. Veja:
“A minha primeira recomendação é que a pessoa não se deixe levar pela emoção. Futebol é pra gente brincar, não pra gente morrer do coração”, afirma o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva.
Para ele, torcedores fanáticos devem se preparar para assistir a um jogo importante.
“Quando alguém quer começar a praticar um esporte, como corrida, por exemplo, é importante fazer uma avaliação cardiológica. A mesma coisa vale para quem é torcedor roxo e tem diabetes ou hipertensão: tem que fazer um check-up antes de viver uma situação de estresse”, defende Saraiva.
Leopoldo Piegas, do HCor, avalia que o ideal é evitar situações de estresse quando há propensão para problemas cardíacos.
“Você não recomenda a um flamenguista que já teve um infarto ir assistir uma partida do Flamengo contra o River Plate. Não é bom isso aí. A não ser que ele seja um torcedor muito frio, porque a emoção aflora”, afirma.
Outras dicas dos médicos para os torcedores são:
- Evite beber álcool durante as partidas;
- Prefira petiscos saudáveis em vez de alimentos gordurosos;
- Evite fumar;
- Pratique atividades físicas;
- Se tiver problemas cardíacos ou pressão alta, assista ao jogo em ambientes tranquilos;
- Não se exponha ao sol durante o jogo.
Separamos ainda alguns sintomas que surgem durante as partidas e que devem servir de alerta para que os torcedores procurem acompanhamento médico:
- Palpitação;
- Formigamento;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Sensação de coração disparando;
- Suor excessivo;
- Náuseas;
- Tontura forte.
Vale ressaltar, portanto, a recomendação dos cardiologistas, isto é, um dia de jogo não é pretexto para deixar de ter hábitos saudáveis. Afinal, é bem raro alguém saudável e com os seus exames de rotina em dia ter risco de morrer por conta disso, a não ser que tenha alguma predisposição ou histórico familiar.