‘Titanic’: todos do universo cinematográfico apostaram nele; entenda

Saiba como foram os momentos de grande tensão que antecederam o lançamento do filme 'Titanic', de 1997. Fique por dentro do assunto!

Às vezes, aparece um filme que desafia descaradamente as expectativas e a realidade. O resultado disso são cenas que assumem proporções absurdas. Acerca disso, podemos citar George Lucas, que reinventou a ópera espacial com “Star Wars”, assim como Steven Spielberg, que tocou o coração de todos os que assistiam a “E.T. O extraterrestre”.

Chegará ao seu 25 aniversário o filme “Titanic”, de James Cameron, uma produção imensamente amada por sua ampla escala, com núcleo emocional e uma dramatização sem igual de um dos mais inesquecíveis desastres do século XX.

Tal história de romance do ano de 1997 consolidou-se muito rapidamente no lugar da cultura pop. “Titanic” foi o filme de maior bilheteria daquele tempo e o primeiro na história a ultrapassar um bilhão de dólares nas bilheterias; além disso, conquistou 11 Óscares. 

Contudo, a ida de “Titanic” para as telonas foi algo muito conturbado, ficando evidenciado que na época a produção e os envolvidos sentiam grande incerteza com relação ao resultado do filme tanto em termos de crítica quanto pelos seus resultados em bilheteria. 

“Titanic” atingiu um ponto essencial com relação aos métodos empregados no filme para alcançar o que fosse possível na tela. O filme mais épico de Cameron se encontrou em uma encruzilhada técnica: com um pé no mundo digital e o outro no mundo da modelagem e dos efeitos práticos, acabou por inclinar-se muito mais para o último com intuito de ser autêntico.  

Para isso, recriaram o navio inabalável e o seu já previsto naufrágio acabou por exigir a construção de uma instalação de estúdio totalmente nova e exclusiva em Rosarito, Baja, Califórnia e México. O orçamento inicial foi de US$ 20 milhões passando para o até então valor recorde de US$ 200 milhões, tendo se estendido de 138 para 160 dias de filmagem.  

Uma vez que a fotografia principal foi finalizada, as equipes responsáveis pelos efeitos especiais e visuais passaram a trabalhar incansavelmente para que se fosse atingido um nível de realismo e artesanato exigido pelo ambicioso empreendimento do filme.

Cameron notou que a carga de trabalho necessária para a conclusão do filme seria muito grande para cumprir o prazo de lançamento previsto para julho de 1997 e, portanto, deu a notícia à Paramount e à Fox de que o lançamento do filme teria de ser adiado. 

Após terem feito um investimento imenso de tempo e dinheiro no projeto, não tiveram nenhuma opção além de ceder. E então, finalmente em 19 de dezembro de 1997, o filme “Titanic” chega aos cinemas. 

você pode gostar também