Tesouro escondido: moeda de R$ 0,50 vale 2.700 vezes mais!
Moedas raras de 50 centavos produzidas em 2019 são peças muito cobiçadas por colecionadores.
Objetos do dia a dia podem adquirir grande valor histórico e financeiro, transformando-se em peças de coleção desejadas por entusiastas e investidores do segmento.
No Brasil, uma descoberta notável no campo da numismática está despertando atenção: moedas de 50 centavos do ano de 2019 estão sendo valorizadas em até 2.700 vezes seu valor nominal.
Essas moedas, que ainda circulam no mercado, podem ser um achado valioso para colecionadores e entusiastas.
Caso você possua uma delas, ela ainda pode render muito dinheiro!
Moeda de R$ 0,50 vale 2.700 vezes mais!
Imagem: Rafastockbr/Shutterstock
A peça em questão pertence ao Novo Padrão Monetário da 2ª Família, em circulação desde 1998.
Produzida pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro, essa moeda tem características específicas: diâmetro de 23mm, peso de 7,81g e é feita de aço inox.
A borda é lisa e, no anverso, há uma efígie de José Maria da Silva Paranhos Jr., o Barão do Rio Branco, ladeada por representações da política externa brasileira.
No reverso, linhas diagonais realçam o valor nominal e o ano de cunhagem. A raridade desta moeda decorre de sua baixa emissão e estado de conservação.
Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira, esclarece que o valor de uma moeda rara não é determinado apenas pela sua antiguidade, mas pela quantidade emitida naquele ano específico e por seu estado de preservação.
Moedas mais recentes podem, assim, superar em valor aquelas de períodos mais antigos.
Para os interessados em descobrir o valor de suas moedas, o processo não é simples. A maioria das moedas em circulação é comum, tornando o achado de uma rara uma questão de sorte e observação cuidadosa.
Se você possui uma moeda valiosa, lojas especializadas, sejam elas virtuais ou físicas, assim como casas de leilões numismáticos, podem ajudar a determinar seu valor exato.
Entre as opções para avaliação e venda está a Brasil Moeda Leilões, que opera virtualmente.