Tesla projeta bateria de carro elétrico para durar 100 anos

Sem sombra de dúvidas, essa descoberta pode mudar o modo como o mundo utiliza os carros elétricos

O grupo voltado a pesquisas avançadas da Tesla, empresa criada por Elon Musk, localizada no Canadá, publicou recentemente um artigo que relata o desenvolvimento de uma nova bateria super potente à base de níquel que pode ser usada em carros elétricos.

Leia mais: Aparelho celular desenvolvido por Elon Musk e Tesla? Entenda

Nesse sentido, de acordo com o estudo, essa bateria pode durar até 100 anos. De fato, a equipe da montadora de veículos elétricos trabalha nesse projeto desde 2016, em parceria com o laboratório do especialista Jeff Dahn na Universidade de Dalhousie, na cidade de Halifax.

Em vista disso, depois da produção de algumas patentes e publicações acerca de baterias, a parceria foi estendida até o ano de 2026, possuindo como o foco principal a redução dos custos das baterias, aumentando o potencial da sua densidade e durabilidade da energia.

Por conseguinte, é válido destacar que um dos conceitos chaves para a autonomia da bateria é a sua densidade, que é a quantidade de energia capaz de ser armazenada em um volume de combustível.

Dessa forma, a proposta dessa nova pesquisa é aumentar a densidade de energia utilizando níquel na composição química da bateria, para assegurar uma autonomia maior.

Destarte, é fundamental enfatizar que as baterias com esse metal de transição revelaram-se bem mais duráveis que as LFPS, utilizadas pela Tesla atualmente.

Portanto, na nova hipótese de uso de uma bateria a níquel a uma temperatura de 25ºC constantes, o seu tempo de vida poderia ultrapassar os 100 anos, afirma o estudo.

você pode gostar também