Terremoto na Turquia deixa milhares de mortos; entenda o que está acontecendo!

A Turquia foi atingida por um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter.

A Turquia está enfrentando uma situação difícil devido a um terremoto que ocorreu no início desta semana. O impacto deste desastre natural fez vítimas por toda a nação, com muitos relatos sobre grandes perdas de vida e destruição.

O número de vítimas fatais é elevado, sendo assim, milhares de sobreviventes estão recebendo apoio por consequência deste triste evento. É claro que a comunidade global se une em solidariedade à Turquia neste momento de luto e muito trabalho.

Foto: Reprodução

Como foi o terremoto?

A escala Richter é a medida usada para saber quão devastador é um terremoto. A escala foi criada por Charles Richter em 1935 e é usada até hoje para fazer tal avaliação.

A magnitude é medida com base no tamanho das ondas causadas pelo terremoto que são registradas por um aparelho chamado sismógrafo. A escala vai de 1 a 9, e cada número é quase 10 vezes mais forte do que o anterior. Terremotos acima de 5,0 são considerados grandes e podem causar bastante estrago e prejuízo.

Ao ficar sabendo destas informações, podemos imaginar a dimensão dos estragos causados na Turquia, visto que o terremoto de segunda-feira, dia 6, atingiu 7,5 na escala Richter.

Sabemos que um terremoto não atinge apenas pequenas áreas. Notamos isso através de vários grandes terremotos que aconteceram durante a história, mas em especial o mais recente atingiu até países vizinhos como a Síria, que também contabilizou muitas mortes. Os tremores foram percebidos ainda em países como Chipre, Líbano, Israel e Iraque.

O povo turco

“Meus melhores votos a todos os cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş. Todas as unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, declarou o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, após o ocorrido.

Até a publicação desta matéria, o número de mortes já chega a 19 mil, e como se não bastasse, esse número tende a aumentar ainda mais, já que as principais áreas atingidas são de difícil acesso devido aos escombros, fato que dificulta muito o resgate de sobreviventes.

A última vez que a Turquia passou por um terremoto semelhante foi em 1939.

Veja logo abaixo alguns vídeos postados no Twitter, mostrando a destruição que o terremoto de 7,5 na escala Richter causou.

você pode gostar também