Teoria bizarra: incêndio no Havaí foi causado por lasers vindos do céu?
Fotos que circulam na internet supostamente comprovam a estranha causa do trágico incêndio ocorrido recentemente no Havaí.
A internet tem proporcionado uma plataforma para que pessoas de diferentes origens e ideias possam expressar suas opiniões e teorias. Com a informação disponível a todos e a possibilidade de livre interpretação, não é surpreendente vermos teorias da conspiração ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais.
Curiosamente, essas teorias conseguem unir pessoas em torno de ideias controversas e fictícias, muitas vezes sem fundamentos sólidos.
Recentemente, um grande e trágico incêndio ocorrido no Havaí tornou-se alvo da imaginação de conspiradores. Eles apontaram para possíveis causas obscuras e o envolvimento de elites poderosas, como o presidente Biden e até mesmo a famosa apresentadora Oprah Winfrey.
Essas teorias bizarras continuam a ganhar destaque e a circular pela internet, procurando um culpado pela devastação.
Incêndio no Havaí foi causado por lasers espaciais?
Foto: Instagram/Reprodução
Nas redes sociais, fotos impressionantes mostram feixes de luz vindos do céu, atingindo o solo e gerando o que parece ser uma explosão incendiária. Essas imagens têm ganhado milhões de visualizações e servem como indícios para os defensores de teorias bizarras.
Os conspiracionistas buscam argumentos apontando o fato de algumas árvores continuarem com as folhas intactas mesmo após serem expostas às chamas, sugerindo que os incêndios não seriam naturais.
As teorias da conspiração sugerem também que os incêndios teriam como objetivo expulsar os povos originários da ilha de Maui, para que o governo pudesse transformar o local em uma cidade administrada por inteligência artificial (IA).
Bilionários como Oprah, o dono da Amazon, Jeff Bezos, e até o presidente Biden, estão sendo apontados como responsáveis, com o objetivo de lucrar com investimento imobiliário. Mas será mesmo que esses argumentos têm algum embasamento?
Desmentindo as teorias
Especialistas explicam que algumas plantas possuem mecanismos de sobrevivência a incêndios, como uma camada de isolamento térmico fornecida por sua casca, folhas mortas ou tecidos úmidos. Portanto, a preservação de algumas árvores não é incomum e não indica necessariamente uma ação criminosa.
Além disso, as fotos dos lasers espaciais que circulam na internet são, na verdade, imagens antigas. Elas retratam uma queima controlada em uma refinaria de Ohio, ocorrida em 2018.
A outra foto trata-se de um lançamento de foguete da SpaceX, também ocorrido em 2018. O “feixe de laser” seria apenas um reflexo de lente, visível em diferentes padrões em outras fotos.
Embora os pensamentos diversos sejam interessantes do ponto de vista crítico, eles refletem o poder das fake news na internet, influenciando as pessoas a imaginarem fatos absurdos.