Telescópio espacial Hubble percebe colisão entre estrelas; fique por dentro do assunto

Observatórios ao redor do mundo tiveram a oportunidade de conferir o evento e realizar pesquisas e estudos a respeito de uma grande explosão.

As muitas descobertas científicas em relação ao espaço ocorrem por meio do telescópio espacial Hubble, que já está ativo há mais de 20 anos e continua trazendo muitas revelações. Recentemente, os astrônomos utilizaram o satélite para analisar quanto tempo um jato levaria para atravessar o espaço em uma velocidade superior a 99,97% da velocidade da luz. E, na última quarta-feira, dia 12 de outubro, foram revelados os resultados dessa análise.

No entanto, antes de irmos diretamente para os resultados, é válido saber que o jato utilizado na análise foi criado graças a uma colisão entre duas estrelas de nêutrons. Devido ao grande impacto entre as estrelas, houve uma liberação de energia semelhante a uma supernova. Isso aconteceu no ano de 2017 e o evento passou a ser chamado de GW170817.

Essa foi a primeira vez que a Nasa conseguiu perceber as ondas gravitacionais e radiação gama provenientes de uma fusão entre estrelas de nêutrons binárias.

Mais informações sobre o jato de energia percebido pelo Hubble

Muitos observatórios ao redor do mundo tiveram a oportunidade de conferir o grande evento e realizaram pesquisas e estudos minuciosos a respeito da grande explosão. Após perceber o que havia acontecido, o Hubble foi direcionado para o local em que havia ocorrido a explosão.

Sobre os experimentos e as observações feitas, a Nasa menciona:

“As estrelas de nêutrons entraram em colapso em um buraco negro cuja poderosa gravidade começou a puxar material em direção a ele. Esse material formou um disco girando rapidamente, que gerou jatos que se deslocavam para fora de seus polos […] O jato rugindo colidiu e varreu o material na concha em expansão de detritos da explosão. Isso incluiu uma bolha de material através da qual um jato emergiu.”

Depois da explosão, os cientistas acabaram demorando para começar a estudar o que havia acontecido, isso porque eles precisavam encontrar algumas maneiras mais específicas para se aprofundar nas informações.

“Estou surpreso que o Hubble possa nos fornecer uma medida tão precisa, que rivaliza com a precisão alcançada pelos poderosos telescópios de rádio VLBI espalhados pelo mundo”, disse Kunal P. Mooley, principal autor do estudo, à Nasa.

E aí, comente aqui embaixo e compartilhe conosco a sua opinião a respeito do assunto sobre o espaço sideral abordado acima. Temos certeza de que você não vai querer ficar de fora dessa!

você pode gostar também