NASA: operação focada em redirecionar asteroide obtém sucesso

Missão consistia em encaminhar uma espaçonave em direção a um asteroide para que seu curso fosse alterado, evitando uma possível catástrofe.

Na última segunda-feira (26/9), foi anunciado oficialmente que uma operação desenvolvida pela Nasa foi um completo sucesso. A operação em questão diz respeito à missão DART (Double Asteroid Redirection Test), que, em português, significa “Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo”.

A missão consistia em encaminhar uma espaçonave em direção a um asteroide para que seu curso fosse alterado, evitando assim um acontecimento catastrófico, como, por exemplo, a possibilidade de um meteoro ou, possivelmente, um asteroide entrar na mesma rota de colisão com a Terra.

O alvo em questão era utilizado apenas para a realização de testes, caso houvesse alguma necessidade de defender o planeta Terra dos corpos celestes. Assim, ele certamente foi um grande passo para a humanidade, pois colocou à prova os recursos tecnológicos e verificou se todo o aparato que a NASA possui de fato evita que danos mais severos não venham a acontecer.

O alvo pertence ao sistema Didymos, que é composto por um total de dois asteroides. Um deles se chama Dimorphos, que acabou sendo o atingido. Ele é o menor, possuindo somente 163 metros de diâmetro, isto é, um pouco maior do que um campo de futebol.

Já o outro, o Didymos, é o maior e tem 780 metros. A razão para que a Nasa tenha realizado essa escolha é completamente relacionada ao fato de que nenhum deles oferece um perigo real. Além disso, a colisão também foi transmitida ao vivo pelas redes da Nasa.

Abaixo, você pode encontrar o vídeo que mostra o momento em que a espaçonave colide com o asteroide. A filmagem foi realizada por meio da câmera DRACO (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation). Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa)

De acordo com a Nasa, o vídeo acima possui dez vezes mais velocidade do que o acontecimento real, com exceção das últimas imagens registradas pelo DART, as quais ele transmitiu na mesma velocidade de suas capturas.

A imagem que aparece no final do vídeo, que transmite a ideia de estar incompleta, foi registrada, aproximadamente, um segundo antes de ocorrer o grande impacto, a seis quilômetros do asteroide.

Porém, as gravações da NASA não foram os únicos ângulos em que o evento foi registrado. Graças aos telescópios da ATLAS, assim como o da SAAO, a colisão entre DART e Dimorphos foi possível de ser conferida em diversos pontos de vista. Você pode conferir as imagens abaixo e apreciá-las.

 

E aí, comenta aqui embaixo o que você achou dessa missão espacial da Nasa!

você pode gostar também