SINISTRO! Nova espécie de tubarão-fantasma é encontrada na Tailândia

Nas águas da Tailândia, um misterioso tipo de tubarão-fantasma foi encontrado; a espécie recém-descoberta tem intrigado os pesquisadores.

O mundo dos oceanos nunca chegou a ser explorado em sua totalidade. Os cientistas ainda estão em busca de entender e descobrir quais espécies marinhas já habitaram esse mundo e ainda habitam, mas permanecem desconhecidas.

Recentemente, o processo de busca resultou em um grande achado: uma espécie nova de tubarão, conhecida como tubarão-fantasma. Embora tenha esse nome, ele é chamado cientificamente de Chimaera supapae.

O animal foi identificado no Mar de Andamão, na Tailândia, e desde então tem levantado muitos questionamentos entre os pesquisadores.

Conforme as informações disponibilizadas pelo portal Live Science, esse peixe apresenta algumas características únicas, como uma cabeça consideravelmente grande e olhos esbugalhados.

As imagens dessa descoberta foram disponibilizadas também pelo Live Science.

Após passar por um processo de análise, o peixe foi incluído na categoria dos quimeriformes, que representa as espécies extremamente antigas do nosso planeta Terra, com linhagens que datam de 300 a 400 milhões de anos.

Mais detalhes sobre o tubarão-fantasma

Dá para acreditar que existem criaturas assim nas misteriosas profundezas do mar? Sinistro! – Imagem: Live Science/Reprodução

O Chiamera supapae foi publicado pela primeira vez na revista científica Raffles Bulletin of Zoology, e o primeiro indivíduo dessa espécie a ser identificado é um macho, que estava entre 772 e 775 metros abaixo da superfície.

No momento da descoberta, uma rede de arrasto estava sendo passada no fundo do mar.

Quando a espécie foi vista pelos pesquisadores, houve imediatamente a constatação de que era totalmente desconhecida, principalmente devido às suas características únicas.

Entre elas estavam olhos grandes, capazes de ocupar mais de 30% de sua cabeça, na cor verde, auxiliando em sua sobrevivência e permitindo-lhes enxergar no escuro, uma vez que essa espécie tende a viver em águas mais profundas e escuras, consideravelmente longe da superfície.

Quanto às demais características desse animal, ele possui mais de 50 cm de comprimento e várias barbatanas. Sua cor tende a ser marrom-escura e possui alguns espinhos no topo da cabeça.

É possível que o fundo do mar guarde maiores surpresas para a humanidade e, à medida que os anos passam, é possível que sejam descobertas.

você pode gostar também