Shigeru Miyamoto rejeita comparações com Walt Disney; entenda

Em entrevista, o produtor aproveitou para salientar as diferenças entre os dois estúdios.

Na última sexta-feira (17), Shigeru Miyamoto esteve em Hollywood para a inauguração do parque Super Nintendo World no Universal Studios. Durante o evento, o produtor participou de uma série de entrevistas e falou a respeito do seu legado e obra na indústria do entretenimento.

Um dos jornalistas da GameSpot o questionou a respeito das comparações entre ele e criadores do Ocidente. Já chamaram Shigeru de “o Walt Disney dos videogames” e já o compararam até com Steven Spielberg.

Em resposta, o produtor expressou não concordar com as comparações e explicou que isso se deve a uma razão muito simples:

“Eu sou Miyamoto. Miyamoto é Miyamoto e Nintendo é Nintendo. Sem dúvida me sinto honrado que me comparem com Disney.”

Diferenças entre Nintendo e Disney, por Shigeru Miyamoto

A fim de explicar e definir melhor por que as comparações não são válidas, Shigeru Miyamoto sublinhou as diferenças entre as duas indústrias de entretenimento e sua experiência pelo público.

Ele defendeu que a ideia da experiência com os videogames é muito diferente da proposta dos filmes e conteúdos criados pela Disney. Ao passo que os filmes são criados especialmente para uma experiência coletiva e familiar. Também se preocupam em trazer uma sensação de tranquilidade.

O que diverge muito da dedicação –às vezes solitária – de um jogador em um clima competitivo frente aos desafios que os jogos colocam. Desse modo, não é cabível uma comparação entre as duas marcas.

Super Nintendo World 

Mas não só de questionamentos tensos se fez a abertura do parque de diversões. Pelo contrário, o Parque Super Nintendo World sempre foi uma meta máxima para Shigeru Miyamoto.

O produtor também relatou a respeito do processo de criação do parque e de seu desejo de trazer o Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom) para o mundo real.

Mas, conte para a gente, qual o seu jogo favorito da Nintendo?

você pode gostar também