E quem não gostaria? Semana de 4 dias de trabalho é APROVADA na Inglaterra
O formato em questão põe, acima de tudo, o bem-estar dos trabalhadores.
As semanas de apenas quatro dias úteis no trabalho vêm sendo uma pauta debatida por muitas pessoas, principalmente por defender a produtividade e bem-estar dos colaboradores das empresas. Sendo assim, um teste chamado 4 Day Week Global convidou 61 empresas britânicas para participar do experimento e implementar o novo formato de trabalho. O que você acha? Funcionou ou tudo não passa de uma grande utopia?
Em resumo, podemos indicar que 56 dessas empresas que iniciaram o teste decidiram continuar apostando no formato com apenas quatro dias trabalhados. Cerca de 18 empresas constadas na lista já confirmaram que este se tornará um modelo permanente, mas sem redução nos salários dos funcionários.
A ideia do projeto era que os locais implementassem a jornada reduzida sem desconto para cerca de 3 mil colaboradores. Há, é claro, quem diga que esse novo modelo não funcione; entretanto, durante os testes do 4 Day Week Global, as receitas das empresas cresceram cerca de 35%. Além disso, o número de faltas diminuiu e o bem-estar, junto com a produtividade dos funcionários, continuou crescendo cada vez mais.
O formato vem sendo discutido há um bom tempo, principalmente depois da pandemia. Isso porque muitas empresas adotaram o home office e falam muito sobre a importância da qualidade de vida dos colaboradores das empresas. No Brasil, atualmente, a jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
Redução de semana de trabalho aumenta o bem-estar
Uma das principais defesas das jornadas de trabalho reduzidas é o aumento na qualidade de vida que pode ser entregue aos funcionários da empresa muito facilmente. Além do bem-estar, a saúde mental, física e a satisfação no serviço são alguns dos principais pontos que melhoram, segundos estudos.
Indo adiante no assunto, ter um dia a mais de folga aumentou a prática de exercícios físicos, o que permite aos colaboradores uma saúde em um estado muito melhor. Sem falar do lazer e dos cuidados consigo mesmo.
As organizações que também participaram do projeto avaliam com 85% de satisfação a experiência dada à jornada reduzida e também falam bem sobre o impacto positivo dos colaboradores durante esta participação.