Dica de ouro para entrevistas de emprego: o conselho nº 1 de um ex-recrutador da Google

Ex-recrutador da Google revela característica que ele sempre procura em seus candidatos.

Após mais de uma década trabalhando na gigante Google, Nolan Church – agora CEO da Continuum – já viu de tudo em entrevistas de emprego. Em entrevista à NBC, Church falou sobre comportamentos de um mau candidato, além de ter revelado o segredos das entrevistas de emprego bem-sucedidas.

O que não fazer em uma entrevista?

A experiência de anos de Church lhe deu a habilidade de identificar um mau candidato em poucos minutos de conversa. Para ele, o maior sinal de alerta durante uma entrevista é perceber que o candidato está atuando.

Os candidatos que vão para uma entrevista previamente ensaiados e focam em falar mais, em vez de falar bem, são os que estão menos preparados para assumir um cargo.

“Eles dizem muitas palavras, mas nada de significativo”, diz ele.

Portanto, em vez de ensaiar suas respostas e criar um roteiro para a entrevista, procure conhecer bem a vaga e suas atribuições. Dessa forma, você não precisará decorar nada e estará preparado para qualquer tipo de pergunta.

O segredo dos candidatos bem-sucedidos

Quando o assunto é impressionar o recrutador, Church dá uma dica infalível. Segundo ele, os melhores candidatos sempre estão ensinando algo às pessoas que lhes entrevistam. Para o empresário, esse é o tipo de pessoa que ele quer em sua equipe.

O ex-recrutador relembra um episódio em que um candidato para uma vaga de direção de uma empresa de gestão de patrimônio lhe deu uma verdadeira lição. O candidato forneceu um panorama completo da administração de um negócio.

“Foi como ter uma aula com um especialista no assunto.”, afirma Church.

Mas Church alerta os candidatos a não tentarem forçar esse tipo de interação. Afinal de contas, caso forçada, nada mais é do que uma situação roteirizada.

Ela deve surgir de forma natural e, se houver a oportunidade, ser aproveitada ao máximo.

Entrevistas de emprego.
Foto: Canva Pro/Reprodução

Uma das táticas sugeridas é pedir ao entrevistador uma oportunidade de contar uma curta história sobre o que aprendeu em seu último emprego. Porém, para que sua história seja efetiva, é importante que você siga essas orientações.

Primeiramente, contextualize os fatos. Depois, descreva o que você pensa sobre o assunto e qual foi sua concepção dele após o aprendizado. Não se esqueça de detalhar como se deu esse processo e como você aplicou esse conhecimento em sua rotina.

Para Nolan Church, esse é o tipo de oportunidade que os recrutadores devem valorizar mais. Além de permitir que o entrevistador conheça melhor seus candidatos, também é um aprendizado valoroso.

você pode gostar também