Se quiser ter um cérebro saudável, JAMAIS faça estas 3 coisas
Adotar práticas conscientes é sempre uma boa escolha se quiser se manter saudável. Siga o exemplo de uma pesquisadora em neurociência e faça escolhas que vão beneficiar a saúde do seu cérebro.
Preservar sua saúde cerebral é de extrema importância para um envelhecimento saudável. Apesar de isso parecer simples na teoria, a verdade é que, na prática, desenvolver hábitos saudáveis é um verdadeiro desafio.
Emily McDonald, consultora e pesquisadora em neurociência, compartilhou três práticas que ela evita para proteger sua saúde cerebral. Abaixo você confere todas elas.
Não faça isto se preza sua saúde cerebral
Você é mentalmente saudável? – Imagem: Rido/Canva Pro
1. Assistir a qualquer tipo de conteúdo
McDonald destaca a importância de evitar programas de TV ou filmes com teor negativo. Cnteúdos assustadores podem aumentar os seus níveis de cortisol, prejudicando o sono.
Além disso, programas tóxicos reduzem o tempo dedicado a atividades mais saudáveis.
Pesquisas indicam que o que assistimos molda nosso pensamento e comportamento. Por isso, optar por programas negativos pode resultar em pensamentos e comportamentos ruins.
Prefira assistir a conteúdos que aumentem o seu astral ou que façam você refletir de alguma forma.
Essas são boas opções para preservar a saúde do seu cérebro.
2. Se possível, evite músicas tristes
McDonald aconselha a seleção cuidadosa das músicas que você escuta, pois isso também influencia a neuroplasticidade do seu cérebro.
Letras negativas podem levar à ruminação, contribuindo para a depressão e ansiedade. No entanto, músicas alegres e otimistas têm o poder de melhorar o humor e a autoestima.
A atenção às letras é crucial. Certifique-se de que sua playlist reflete as emoções que você deseja cultivar em sua vida.
Assim como os programas de TV, escolha bem o que vai ouvir!
3. Julgamentos constantes de si mesmo
Julgar a si mesmo ou aos outros pode conduzir a uma mentalidade negativa, afirma McDonald!
A terapeuta Laurie Leinwand destaca a ligação entre o julgamento severo e a comparação com os outros, enfatizando a importância de usar nossos próprios objetivos como referência.
O pensamento negativo não apenas impacta a saúde mental, mas também pode ter efeitos físicos!
Focar no desenvolvimento pessoal e em conexões positivas com os outros é uma maneira eficaz de cultivar uma mentalidade positiva!
Atenção: sua saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Se você está se sentindo sobrecarregado, ansioso, deprimido ou com qualquer outro problema emocional, procure ajuda profissional.
Aqui estão alguns recursos que podem te ajudar:
Associação Brasileira de Psiquiatria: https://www.abp.org.br/
Conselho Federal de Psicologia: https://site.cfp.org.br/
Centro de Valorização da Vida: https://www.cvv.org.br/