Se arrependimento matasse: grandes empresas que já foram REJEITADAS por investidores

Netflix, Google, Facebook e muitas outras gigantes da indústria já tiveram propostas de vendas recusadas. Às vezes, uma porta se fecha para muitas se abrirem!

No universo dos investimentos, o destino pode ser incerto e as apostas do mercado podem ser arriscadas. Contudo, o caminho para o sucesso requer a coragem de arcar com a possibilidade de falhas. Além disso, ter confiança em seu produto, serviço ou ideia é necessário para o investimento e atribuição de valor.

Porém, nem sempre a força de vontade é suficiente para transformar um negócio. Na grande maioria das vezes, a ajuda de investidores é necessária para financiar um projeto e aumentar o alcance de uma empresa.

Algumas das gigantes companhias do mercado, embora hoje sejam referências, já enfrentaram grandes desafios, especialmente na questão de arrecadação de acionistas. No entanto, quando uma porta se fecha, outra se abre, e chega a ser inacreditável ver que empresas como Google, Facebook e até a Netflix já foram rejeitadas no começo.

Empresas líderes do mercado que já foram rejeitadas por investidores

Foto: Trader Evolution/Reprodução

Jon Erlichman, apresentador da BNN Bloomberg, realizou uma pesquisa que revelou a rejeição histórica enfrentada por grandes empresas e marcas de renome atuais. O problema encontrado pelos candidatos a acionistas da Netflix, Google, Facebook, Airbnb e até a plataforma Canva era praticamente o mesmo: a participação e o preço do investimento.

Talvez, se existisse uma máquina do tempo, eles não teriam rejeitado propostas que, hoje, podem ser consideradas meros trocados, se comparadas à atual riqueza e valor de mercado dessas empresas. Algumas dessas propostas, embora fossem vistas como de alto risco na época, poderiam ter rendido milhões, ou melhor, bilhões de dólares em lucros.

Por exemplo, o cofundador e CEO da Netflix, Marc Randolph, tentou vender sua empresa em 2000 para a concorrente da época, a gigante Blockbuster, por cerca de US$ 50 milhões (R$ 236,9 milhões na conversão direta atual). A companhia se recusou a investir tal quantia, e a Netflix hoje vale cerca de US$ 200 bilhões (R$ 947,9 bilhões).

Google, Facebook e outras recusadas

Foto: Técnico/Reprodução

O Airbnb é atualmente o líder no setor de aluguéis por temporada, no entanto, seu fundador, Brian Chesky, tentou vender 10% da empresa em 2008 por apenas 150 mil dólares, o que equivale a cerca de R$ 710 mil. Felizmente para ele, ninguém se interessou, e atualmente sua empresa é avaliada em US$ 95 bilhões, valor equivalente a R$ 450 bilhões.

Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google no ano de 1999, época em que os computadores ainda eram raridades, tentaram vender sua ideia para a Excite por US$ 1 milhão. No entanto, mesmo tendo oferecido um valor menor, eles não conseguiram fechar o acordo. Hoje, o Google vale mais de US$ 1 trilhão, o que corresponde a mais de R$ 4,7 trilhões.

No início do Facebook, Mark Zuckerberg ofereceu sua empresa ao MySpace, a rede social mais famosa da época, por 75 milhões de dólares. Naquele momento, isso era arriscado demais para a plataforma, que decidiu deixar Mark e sua futura empresa multibilionária de lado.

Já a plataforma de design gráfico Canva, fundada por Melanie Perkins, teve mais de 100 rejeições de investidores em sua história, antes de ser avaliada em US$ 30 bilhões (R$ 142 bilhões).

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