Ranking dos 15 países mais obesos do mundo (liderança NÃO é dos EUA!)
A obesidade é um problema de saúde mundial e hoje te mostramos qual país lidera essa lista.
A obesidade é uma doença crônica definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal. A prevalência da obesidade aumentou em epidemias por todas as faixas etárias nas últimas quatro décadas e é, atualmente, um grande problema de saúde pública em todo o mundo.
Uma das principais consequências do sobrepeso é o surgimento de doenças. Isso porque o excesso de peso pode levar a processos inflamatórios em diversas áreas do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.
Apesar de muitos acreditarem que os Estados Unidos estão no topo da lista, essa não é a realidade. A obesidade está aumentando nas Américas, tanto em países desenvolvidos como nos que estão em desenvolvimento.
Na Europa, as taxas de sobrepeso aumentaram entre 10% e 40% em uma década na maioria dos países. A prevalência da obesidade também está aumentando na região do Pacífico Ocidental, incluindo Austrália, Japão, Samoa e China.
No entanto, embora as taxas de obesidade tenham aumentado na China e no Japão em comparação com outros países desenvolvidos, elas estão entre as mais baixas do mundo.
O sobrepeso permanece relativamente incomum nos continentes africano e asiático, com maior prevalência em populações urbanas do que em populações rurais.
Os 15 países com os maiores índices de obesidade do mundo
Como o assunto é sério, hoje, trouxemos para você uma lista com os 15 países que possuem os maiores números de sobrepeso em todo o mundo.
15. Jordânia
Neste país árabe, na Margem Leste do Rio Jordão, a obesidade é uma preocupação crítica. Cerca de 40% da população adulta é classificada com sobrepeso, assim como mais de 50% das crianças.
14. Emirados Árabes Unidos
Este país árabe no Golfo Pérsico tem uma taxa de obesidade que é o dobro da média global. 70% da população está acima do peso, 34,5% é obesa e 8% tem diabetes.
13. Egito
Em 2017, foi estimado que 35% dos adultos egípcios estão obesos e mais de 10% das crianças estão acima do peso.
12. Ilhas Marshall
Esta cadeia de ilhas vulcânicas no Oceano Pacífico, entre as Filipinas e o Havaí, tem uma taxa de gordura no corpo de 42,3%, e 74,9% da população é considerada acima do peso.
11. Catar
Esta pequena nação do Golfo conhecida por sua arquitetura moderna e arranha-céus futuristas também é um país onde 70% de sua população é considerada obesa ou com sobrepeso.
10. Tuvalu
Nesta nação independente composta por nove ilhas no Pacífico Sul, 72,1% da população está acima do peso, 39,6% é obesa e 23,1% tem diabetes.
9. Estados Federados da Micronésia
Neste país composto por 600 ilhas diferentes no Oceano Pacífico ocidental, 88% dos adultos estão acima do peso, 59% são obesos e 24% são considerados extremamente obesos.
8. Palau
Este arquipélago — composto por mais de 500 ilhas — tem uma taxa de obesidade impressionante de 47,1%.
7. Kiribati
Nesta nação insular localizada no Oceano Pacífico Central, 72,3% da população está acima do peso, 40,1% é obesa.
6. Santa Lúcia
41,5% da população desta nação insular do Caribe relatam inatividade física, 27,0% são obesos e 57,4% são considerados com excesso de peso.
5. São Cristóvão e Neves
Nesta nação de duas ilhas — localizada entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico — 28,4% da população é obesa e 59,1% está acima do peso.
4. Kuwait
O país árabe no Golfo Pérsico é a capital mundial de cirurgia de redução de estômago. O país tem uma taxa de obesidade de 42,8%.
3. Samoa
Nas Ilhas samoanas na Polinésia, a população tem uma das maiores taxas de diabetes tipo 2 do mundo, com quase um em cada três adultos sendo diagnosticados. Cerca de 80,4% da população está acima do peso ou obesa.
2. Tonga
No Reino Polinésio composto por 170 ilhas no Pacífico Sul, 45,9% dos homens e 69,1% das mulheres são obesos.
1. Nauru
Com o número mais impressionante Nauru fica na Micronésia – ao norte da Austrália e lidera a lista como o país mais obeso do mundo. 71% da população é obesa e 97% dos homens estão acima do peso.