Cibersegurança: JAMAIS instale estes aplicativos no seu celular

Há uma infinidade de aplicativos cheios de utilidades atrativas, porém, cuidado. Muitos deles podem trazer transtornos que você nem imagina!

Foram encontrados na Google Play Store alguns aplicativos dotados de malware, adware e phising para Android. Dentre os aplicativos que se enquadram nesse perfil, estão: uma ferramenta de otimização do sistema operacional e um equalizador de música.

Tal descoberta foi realizada pelo Dr. Web, que também relatou que os cybercriminosos, em geral, fazem uso de aplicativos para realizar comandos do módulo tido como “Firebase Cloud Messaging”, gerando o carregamento de anúncios em sites, dando início posteriormente a um servidor proxy e fazendo a coleta de informações pessoais do usuário.

Inclusive, é importante citar que alguns desses aplicativos contêm mais de um milhão de downloads. Um dos mais baixados é o Tubebox, que ainda se encontra disponível no Google Play Store.

O aplicativo promete gerar recompensas em dinheiro aos usuários que assistirem aos vídeos e anúncios que são apresentados na plataforma.

Contudo, a aplicação acaba por não gerar o tão prometido pagamento aos seus usuários, alegando a ocorrência de um suposto erro e solicitando que seus usuários permaneçam assistindo às propagandas e vídeos para que recebam a recompensa prometida assim que o problema for solucionado.

Entretanto, infelizmente são muitos os aplicativos maliciosos que foram localizados, mas que, ao menos, foram removidos da loja do Google antes que fizessem mais vítimas.

O Dr. Web ainda foi capaz de descobrir uma enorme quantidade de aplicativos que se mantinham disfarçados de bancos e de grupos de investimento russos.

Tais aplicativos induziam os usuários à realização de atividades que se mostravam, no mínimo, estranhas, como realizar o registro de contas, além de enviar aplicativos com o intuito de, conforme já mencionado, coletar informações pessoais de usuários.

Confira abaixo alguns exemplos de apps que evidenciam essas fraudes e fique atento a tudo que você baixa no seu smartphone.

Fotos: Google Play

E aí, curtiu saber sobre esse assunto para ter mais segurança cibernética? Comente logo abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!

você pode gostar também