Senhas digitais: aprenda agora mesmo a melhorar sua segurança on-line

Siga essas dicas e torne as suas contas ainda mais seguras.

A maior parte da segurança das nossas contas, tanto em bancos, quanto em aplicativos ou em sites, recai sobre as nossas senhas. Por isso, é importantíssimo sempre ter muito cuidado com elas.

Porém, segundo Shira Ovide, um jornalista de tecnologia do Washington Post, nem todo mundo segue essas recomendações. Mas existem pequenas mudanças que você pode começar a adotar nas suas senhas e que já vão fazer uma enorme diferença.

Continue a leitura e veja como melhorar a segurança on-line seguindo algumas dicas.

O que um especialista pensa sobre o uso das senhas?

De acordo com Ovide, em seu artigo “As senhas devem morrer”, durante esses últimos anos, alguns sites e aplicativos resolveram substituir o uso de senhas pelo registo de impressões digitais ou faciais. Isso porque, sabendo da grande fragilidade das senhas, muitos dos desenvolvedores afirmaram que haveria o desaparecimento delas e a entrada de um novo registro que garantisse maior segurança para as pessoas.

Mas, enquanto não há essa mudança, o mais indicado é que você busque fazer ajustes para que a sua conta esteja segura com a sua senha. Além disso, você pode escolher autenticar a sua identidade de outra forma, como com o telefone, a impressão digital ou o rosto. Dessa forma, você provará que realmente a conta pertence a você.

Dicas que tornarão suas senhas mais seguras

Uma ótima dica para tornar as suas senhas mais seguras é usar frases longas. Certifique-se de que ela tenha pelo menos 16 caracteres, pois, quanto mais letras, números ou símbolos, mais tempo os hackers precisarão para encontrar a chave. Outra dica também muito boa é unir quatro palavras que não têm relação entre si.

Além disso, você pode utilizar alguns gerenciadores de senha como o 1Password ou o Dashlane, que geram senhas mais robustas para cada uma das contas que você tiver. Então, você os salva em um cofre digital e os preenche automaticamente ao entrar nas páginas ou nos aplicativos registrados.

Gostou das dicas? Não deixe de colocá-las em prática e, assim, aumentar sua segurança on-line.

você pode gostar também