Google cria recurso de segurança para alterar senhas comprometidas

O Google iniciou uma nova bateria de testes com o mais novo recurso do Android envolvendo senhas automáticas. Confira!

O Google iniciou uma nova bateria de testes com o mais novo recurso do Android, que capacita o Assistente Virtual alterar, de forma automática, a senha do usuário, caso ela tenha sido comprometida.

Leia mais: Google Pixel 7 não terá uma melhora significativa no desempenho

Max Weinbach, leader do Android Police, testou, aprovou a novidade e compartilhou através de sua conta no Twitter:

Segundo a captura de tela, a ferramenta é utilizada dessa forma: caso o usuário realize um login em um site que tenha a senha comprometida, o Google irá exibir um aviso questionando se o assistente pode fazer a alteração da senha de forma automática.

Depois, é feita uma nova captura, onde é exibida uma caixa de diálogo que solicita ao usuário a permissão para que o assistente o auxilie na alteração da senha.

A nova ferramenta de segurança, que foi anunciada em 2021 no I/O, foi construída baseada na tecnologia Duplex, projetada para executar tarefas mais velozes no Android, como fazer uma compra de um ingresso de cinema, realizar check-ins de voo e pedir comida.

O recurso não está disponível para todos sites, pois o Google não pôs nenhum requisito para que as páginas da internet suportem a alteração de senha, porém, o objetivo é que o processo seja implementado gradualmente. Ou seja, quando o recurso verificar que uma senha foi comprometida, ele avisa o usuário e o leva até a página para que ele edite ela.

Mudança também pode ser feita manualmente

É importante ressaltar que o Google permite que o procedimento de alterar as senhas corrompidas seja realizado sem efetuar o login no site. Basta que o usuário vá até o submenu senhas nas configurações do Chrome e escolha a opção verificar senhas. Caso uma senha comprometida seja verificada, o botão de alterar senha irá aparecer como o logo do Google acima.

Segundo o 9to5Google, a automatização de senhas está sendo implementada gradualmente desde 2021 com um pequeno número de usuários. A capacidade de realizar alterações automáticas das senhas comprometidas já foram oferecidas pelos gerenciadores de senhas antigos.

você pode gostar também