Potes plásticos: confira os riscos de utilizar esse material para armazenar alimentos

Além de alterar o sabor do alimento, os potes plásticos podem liberar substâncias tóxicas para nosso organismo. Confira os cuidados que você deve tomar!

Escolher o recipiente certo para armazenar os seus alimentos pode auxiliar a conservar a qualidade deles, além de preservar nossa saúde. Afinal, você sabia que muitos recipientes de plástico, por exemplo, liberam substâncias que podem ser tóxicas para o nosso organismo?

Saber a forma de armazenar os seus alimentos corretamente é imprescindível para manter a sua segurança e a da sua família. Para te ajudar a compreender os riscos do armazenamento impróprio, trouxemos uma lista dos quatro alimentos que NÃO devem ser guardados em recipientes de plástico de forma alguma! Confira logo abaixo.

4 alimentos que não devem ser armazenados em potes plásticos

  1. Cremes e sopas: quando armazenados em potes de plástico, esses alimentos podem acabar estragando, principalmente se ainda estiverem quentes. Portanto, apenas armazene em recipientes de vidro e após chegarem à temperatura ambiente;
  2. Leite: o ideal para o armazenamento do leite é utilizar recipientes de vidro para não alterar a sua qualidade e sabor;
  3. Ovos crus: quando entra em contato com o plástico, esse alimento pode gerar uma grande proliferação de bactérias nocivas ao nosso organismo, como a salmonella;
  4. Saladas: quando guardas em potes plásticos, elas não apenas perdem a sua qualidade, como podem ter o seu sabor modificado.

Preciso utilizar recipientes de plástico, o que devo fazer?  

Em uma situação ideal devemos utilizar sempre recipientes de vidro, pois são mais seguros para o armazenamento dos alimentos. Além disso, eles são mais sustentáveis e proporcionam o armazenamento de diversos alimentos e em grandes quantidades.

Mas, caso você precise armazenar em outros recipientes, como os de plástico, sugerimos que você siga as dicas abaixo!

  • Não armazene alimentos quentes em recipientes de plástico: além de facilitar que o plástico libere toxinas, o sabor do alimento é alterado quando entra em contato ainda quente com o plástico;
  • Sempre higienize bem os recipientes de plástico e os alimentos antes de levá-los para o congelador;
  • Nunca congele e descongele um alimento várias vezes, pois eles perdem suas propriedades e podem estragar! O ideal é que esse processo ocorra, no máximo, duas vezes.
você pode gostar também