Renato Cariani: influencer fitness é alvo da polícia por suposto escândalo

Renato Cariani enfrenta investigação da PF. Operação Hinsberg é responsável por revelar esquema de produção de crack e lavagem de dinheiro.

Renato Cariani é nacionalmente conhecido graças à sua dedicação ao mundo fitness. Ele é o maior influenciador fitness e famoso não só por sua participação em campeonatos de fisiculturismo, mas por auxiliar nomes influentes da mídia em seus treinos físicos.

Com aproximadamente 7 milhões de seguidores no Instagram, Cariani tem se tornado cada vez mais popular no meio fitness. Contudo, embora ela tenha visibilidade na mídia por seu conteúdo incentivando evolução natural em treinos, recentemente um possível escândalo envolvendo seu nome roubou a atenção dos holofotes.

Beirando cerca de R$ 1 bilhão em 2022, a fortuna de Cariani teria sido originada por meio dos lucros de empresas das quais ele é sócio.

No entanto, recentemente, uma delas passou a ser alvo de investigação pela Polícia Federal (PF), o que gerou um grande alarde nas redes sociais.

Tudo isso é consequência de uma operação chamada Hinsberg, a qual tem como objetivo principal descobrir mais detalhes sobre o desvio de produtos químicos para a produção de crack.

Renato Cariani, influencer digital – Imagem: Instagram/@renato_cariani/Reprodução

Mais detalhes sobre a operação Hinsberg

Devido à operação Hinsberg da PF, houve busca e apreensão na residência de vários sócios da empresa. Ao todo, a polícia realizou 18 mandados, todos devidamente autorizados pela Justiça.

Além de suspeitar do potencial envolvimento de Cariani, a PF acredita que o grupo tenha sido responsável por desviar produtos químicos para produção de 19 toneladas de crack.

Segundo detalhes da PF, a quadrilha falsificava notas fiscais de empresas que tinham permissão para vender produtos químicos em de São Paulo.

Para não deixar rastros, o pagamento era concluído apenas por meio de “laranjas”, isto é, uma pessoa que, com ou sem conhecimento, é uma fachada para passar despercebida por práticas financeiras ilegais, ainda segundo a PF.

Entre os produtos químicos desviados para produção da droga, estão fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Um total de 12 toneladas de cada um dos componentes.

A PF acredita que as pessoas relacionadas aos fatos investigados deverão responder, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, tanto pelos crimes de tráfico como pelo de lavagem de dinheiro.

Renato Cariani se manifesta

Após todo o alarde a respeito das investigações, o influenciador digital decidiu fazer um vídeo na terça-feira (12). De acordo com ele, ficou surpreso com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão feito pela polícia em sua casa.

Naquele momento, Cariani foi informado de que não só sua empresa, mas várias são investigadas em um processo do qual ele não tinha conhecimento pelo fato de que estava em segredo de Justiça.

Ele ainda afirma que, apesar disso, seus advogados vão cuidar do caso e obter mais detalhes sobre o ocorrido a fim de entender as razões da investigação.

Veja abaixo o vídeo do pronunciamento de Cariani:

você pode gostar também