Relógio do ‘juízo final’: o que acontece com a Terra se ele marcar meia-noite?
Relógio foi criado durante a Segunda Guerra Mundial. Veja agora mesmo do que ele é capaz!
Você já ouviu falar sobre o relógio do juízo final? A sua maior função não é simplesmente marcar as horas, como as versões mais comuns fazem. Nada disso! O seu principal objetivo é conseguir prever quando o mundo acabará. Para isto, são avaliados diversos acontecimentos que são registrados em todo o planeta como, por exemplo, as guerras.
O relógio foi criado em 1947, ou seja, este aparelho está funcionando e passando por mudanças – quando necessário – há 76 anos. Seus últimos ajustes foram realizados no ano passado, quando foi ajustado em cem segundos para meia-noite. Coincidentemente, a mesma coisa aconteceu em 2020.
Relógio do juízo final: o que acontece se ele marcar meia-noite?
De acordo com a copresidente do Conselho de Ciências e Segurança do Bulletin, Sharon Squassoni: “Os cem segundos para a meia-noite refletem o julgamento do Conselho de que estamos em um momento perigoso, que não traz estabilidade nem segurança. Os desenvolvimentos positivos de 2021 não conseguiram compensar as tendências negativas de longo prazo”.
Inicialmente, o relógio foi criado para fazer a medição de ameaças nucleares, que estavam em alta na época em que o utensílio foi criado. A partir de 2007, o Bulletin of Atomic Scientists, um grupo de cientistas que cuida do relógio, decidiu incluir também nesta medição todas as mudanças climáticas que são registradas em nosso planeta.
O relógio é pautado nas ações humanas que podem ser destrutivas para o nosso planeta. Por isso, os acontecimentos, como as guerras e ameaças nucleares, são tão relevantes para os cálculos feitos para o ajuste.
Algumas pessoas não acreditam muito na eficácia da criação, pois estão certas de que a civilização já chegou perto de destruir o planeta algumas vezes durante as últimas décadas. Vale ressaltar que o relógio nem sempre é ajustado, ou seja, ele pode passar anos sem nenhuma mudança, contudo também pode ser ajustado a cada ano.
A realidade é que o Relógio do Juízo Final nunca chegou a marcar meia-noite durante estes 76 anos de existência. De acordo com os cientistas envolvidos na criação, eles realmente esperam que isto nunca venha a acontecer.
“Quando o relógio bate meia-noite, significa que ocorreu algum tipo de troca nuclear ou mudança climática catastrófica que acabou com a humanidade”, afirmou Rachel Bronson, CEO do Bulletin. “Portanto, não queremos chegar lá e não saberemos quando chegaremos”, finalizou.