Receita Federal divulga novo prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Todo ano é necessário fazer uma nova declaração do Imposto de Renda. Veja mais informações!
O início do ano é sempre muito agitado para algumas pessoas devido às inúmeras contas que precisam ser pagas. Além disso, aqui no Brasil, comumente declaramos o famoso Imposto de Renda.
E, por falar nele, você já declarou o seu? Pois bem, saiba que, este ano, a Receita Federal estendeu um pouco o prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Na prática, se formos comparar a nova data com as do ano passado, vai dar para perceber que os cidadãos estão ganhando praticamente um mês a mais para se planejar e entregar o documento à Receita.
Isso porque os brasileiros terão o período de 15 de março até 31 de maio para entregar a declaração. Acompanhe a leitura para saber mais informações sobre a declaração do Imposto de Renda em 2023.
Imposto de Renda 2023: prazo maior para declaração
Além do aumento no prazo para a entrega da declaração, os cidadãos também poderão usar a declaração pré-preenchida, que está disponível para algumas pessoas desde o ano passado.
Com o pré-preenchimento, fica mais difícil cometer erros na hora de declarar todos os impostos, além de trazer mais facilidade aos contribuintes.
Além do mais, as informações que já estão pré-preenchidas vêm diretamente dos dados da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf).
Sobre o tema, José Carlos Fernandes Fonseca, auditor fiscal e supervisor do Imposto de Renda, diz o seguinte:
“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegará à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados.”
Anteriormente a 2022, para usar a declaração pré-preenchida, necessitava-se de um certificado digital. Isso porque não havia a liberação para qualquer pessoa, por exemplo. Esse tipo de declaração existe desde 2014, sob essa condição.
Os cadastrados no portal do governo, desde o ano passado, começaram a ter acesso a essa declaração, porém é necessário ter um cadastro ouro ou prata.