Raro eclipse solar será visível no Brasil; estes são os melhores lugares para contemplá-lo

Fenômeno solar poderá ser assistido a partir de algumas cidades brasileiras; saiba quais.

Fãs de fenômenos espaciais, boa notícia: no Brasil, a população terá a oportunidade de presenciar um eclipse raro do Sol, que acontecerá em outubro deste ano.

Diversas cidades serão privilegiadas com a observação do fenômeno e algumas até mesmo contarão com a ilustre presença de astrônomos e especialistas para deixar o momento ainda mais especial.

Mas, afinal, o que exatamente acontece durante esse eclipse? Por quais razões ele ocorre? Essas e outras questão serão respondidas a seguir.

Circunstâncias do fenômeno

Há diversos tipos de eclipses que podem ser observados por habitantes da Terra: eclipse solar total, eclipse solar anular, eclipse solar parcial e eclipse solar híbrido.

No caso, o próximo eclipse solar será do tipo anelar, no qual a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, porém sem cobri-lo completamente.

Por essa razão, a silhueta lunar circundada pela borda solar é formada, criando a imagem de um “anel de fogo”.

Se você é dos que curtem espetáculos no céu, já pode se preparar para apreciar e, é claro, registrar esse momento único.

Confira quais são as cidades brasileiras onde será possível acompanhar o próximo eclipse solar, que só voltará a ocorrer daqui a 18 anos.

Locais privilegiados para assistir ao eclipse

  • Araruna: é considerada atualmente o melhor local no Brasil para observar o eclipse anelar em outubro. A cidade fica a 165 quilômetros da capital paraibana de João Pessoa, é considerada como um dos melhores lugares para testemunhar esse fenômeno. Além disso, o parque sediará o Encontro Nacional de Astronomia de 12 a 14 de outubro, reunindo aproximadamente 500 participantes para compartilhar experiências e observar o eclipse;
  • Recife: a capital pernambucana terá uma cobertura de 92,2% do disco solar no ponto máximo do eclipse, que terá início durante a tarde;
  • Natal: o espetáculo durará entre 3 minutos e 10 segundos e 3 minutos e 40 segundos, sendo a duração mais longa em todo o país.

Se você reside nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, não se aflija: embora limitada, a visualização do eclipse será possível por volta das 15h.

Alerta: é importante tomar precauções durante a observação, especialmente em relação à visão. Olhar diretamente para o Sol por um longo período pode causar danos permanentes.

Portanto, é necessário utilizar filtros especiais que atendam aos padrões internacionais de segurança em câmeras, binóculos ou telescópios.

você pode gostar também