Ranking dos piores telemarketings sai no fim de janeiro pela Anatel; agência quer acabar com práticas abusivas
Saiba qual é a mais nova medida da Anatel para acabar com o problema das práticas abusivas de algumas empresas contra os consumidores.
Você também não aguenta mais ser incomodado por essas empresas que te ligam o dia todo? Além de ser cansativo, com telefonemas a cada cinco minutos, é uma dor de cabeça. Geralmente, quando você atende esse tipo de ligação e percebe que se trata de telemarketing, o que você faz?
Essa é uma prática geralmente bastante abusiva por parte das empresas de telemarketing e, a partir deste mês, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começará a anunciar um ranking das empresas que mais incomodam os clientes com esse tipo de ligação.
A empresa está avaliando como vai definir as piores empresas. Saiba mais a seguir.
Conheça o ranking a ser lançado pela Anatel
Apesar de ainda não saber como vai definir as piores empresas quanto à prática abusiva, o superintendente da Anatel, Gustavo Santana, disse que o índice de atendimentos das ligações será um dos parâmetros que vão ser observados para a criação desse ranking.
Atualmente, 50% das pessoas que atendem telefonemas de telemarketing acabam se transformando em clientes de determinada empresa. Ou seja, podemos observar que metade das ligações feitas pelas empresas é responsável por um efeito positivo para elas.
Em contrapartida, algumas empresas de telemarketing só conseguem falar com apenas 10% dos clientes, para quem elas efetuam as ligações. Ou seja, os outros 90% dos clientes não atendem o telefonema ou, então, quando percebem se tratar de telemarketing, desligam antes de o atendente começar a falar algo.
Ainda de acordo com o superintendente da Anatel, esse ranking servirá para que as pessoas consigam entender quais as empresas mais criam essa dor de cabeça, isto é, as empresas que mais praticam esse abuso. Por outro lado, algumas empresas estão buscando por melhorias, conseguindo reconhecer o incômodo causado.
Segundo Santana, o ranking deve ser divulgado pela Anatel no final do mês de janeiro. Ele ainda acredita que cerca de 30 a 40 empresas apareçam nessa listagem. Essa é mais uma das medidas da Anatel para acabar com essa prática abusiva dos telemarketings.