Radar poderoso flagra infrações de trânsito remotamente

Unidades do equipamento já foram instaladas e estão em fase de testes em rodovias do interior de São Paulo e em Curitiba.

Com certa frequência, motoristas adotam a mesma tática diante de um radar nas estradas. Eles costumam frear segundos antes de chegar ao equipamento medidor de velocidade, na crença de que isso é o suficiente para evitar a multa.

As coisas, no entanto, são um pouco diferentes, especialmente pela chegada ao Brasil de uma nova tecnologia de fiscalização. Estamos falando do radar com efeito doppler, que consegue, a distância, captar infrações.

A novidade já está em fase de experimento em Curitiba (PR) e no interior de São Paulo. É bom ficar atento nas estradas para não ser pego de surpresa.

Diferencial desse radar

Detecção dos excessos de velocidade nas rodovias ficará mais eficiente no Brasil – Foto: Reprodução

O novo equipamento tem uma diferença básica em relação aos radares fixos convencionais. Enquanto estes medem a velocidade por meio de sensores no asfalto, o radar com doppler faz a mensuração com ondas eletromagnéticas.

Desse modo, ele consegue identificar potenciais abusos de velocidade depois dos carros passarem pelo equipamento. Isso se deve, essencialmente, ao uso da tecnologia doppler.

Graças a ela, o equipamento é capaz de detectar a velocidade de um veículo até 50 metros depois da passagem pelo aparelho.

O carro até pode passar dentro do que é permitido, mas se acelerar rapidamente logo após a medição, dentro dessa distância prevista, ele ainda estará sujeito à autuação.

Por se tratar de uma fase de testes, ainda não foi efetivada a aplicação das multas. De toda forma, vale ficar atento, já que no futuro eles devem ser implantados de modo definitivo.

Onde estão os radares com doppler?

Em São Paulo, pelo menos 13 unidades do novo radar foram instaladas em seis rodovias estaduais:

  • Washington Luís (SP-310);

  • Luiz de Queiroz (SP-304);

  • Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);

  • César Augusto Sgavioli (SP-261);

  • Irineu Penteado (SP-191);

  • Assis Chateaubriand (SP-425).

Além da detecção do excesso de velocidade, os radares conseguem identificar ainda mudanças de faixa em local proibido e avanço do sinal vermelho.

Tal eficiência já demonstra bons resultados em Curitiba. As respostas no comportamento dos motoristas têm sido imediatas. Não à toa, a tendência é que o item se espalhe pelo Brasil.

Os equipamentos com doppler já foram homologados pelo Inmetro. Eles são aferidos periodicamente e é um tipo de radar que requer menos manutenções corretivas, isso torna a fiscalização mais eficaz.

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