Questão da OBMEP viraliza: você saberia resolver este enigma?

Essa questão de matemática foi um verdadeiro desafio para os alunos! Entenda o problema.

Praticamente todo estudante já passou por alguma prova na qual havia uma questão sobre a qual não fazia a menor ideia de como responder. Por isso, recorreu a muitos caminhos para chegar a uma resposta ainda incerta. Isso ocorre especialmente quando o tema se trata de raciocínio lógico ou matemática, nem todos conseguem acertar as questões de uma prova.

Considerando a naturalidade dessa situação, recentemente alguns estudantes brasileiros passaram por uma situação semelhante.

Ultimamente, tem circulado nas redes sociais uma foto contendo uma questão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a qual poucos alunos conseguiram acertar. Eles reclamam sobre o nível das questões de raciocínio lógico, mostrando os caminhos que percorreram para encontrar uma resposta.

Questão da OBMEP viraliza nas redes sociais

Questão da OBMEP viraliza na internet. Saiba como resolvê-la
Foto: Luccas Diaz/Guia do Estudante/Reprodução

A OBMEP ocorreu na última terça-feira, dia 30 de maio. Após a prova, uma questão viralizou por se tratar de um desafio de raciocínio lógico no qual os competidores tentaram encontrar a resposta de muitas formas diferentes.

Contudo, em meio a tantas dúvidas, será que alguma delas seguiu o raciocínio correto? O enunciado da questão era o seguinte:

“As idades de três crianças são 7, 8 e 9 anos. Na figura [que você pode ver abaixo, no post do Twitter], vemos a resposta de cada um deles, quando perguntadas sobre suas idades. A criança com 8 anos foi a única que mentiu.”

Confira a questão via Twitter:

Afinal, como se resolve a questão?

A proposta da questão era a de que os candidatos identificassem, com base na lógica, qual criança está mentindo, de acordo com o enunciado. Para isso, dois caminhos poderiam ser seguidos.

Primeiro método

Um deles era o método de eliminação. Dessa forma, com a informação de que quem tinha 8 anos havia mentido, poderíamos concluir que a criança que informou não ter essa idade, na verdade, tinha, sim, 8 anos.

Além disso, sabemos que essa é a criança “do meio”, pois as idades dos envolvidos vão de 7 a 9 anos. Sendo assim, ela não estaria inclusa na resposta, pois deveriam ser indicadas apenas a criança mais velha e a mais nova, respectivamente.

Portanto, bastava assinalar a alternativa que não contém a imagem da garota de 8 anos, sendo essa alternativa a “B”. Por isso, no post acima, vemos que o usuário “mullerrcah” respondeu errado à questão.

Segundo método

O outro método é basicamente uma continuação do raciocínio acima. Nele, podemos usar essas informações para descartar a garota de 8 anos; logo, sobram duas crianças, uma com 7 e outra com 9 anos, certo?

Agora, só precisamos descobrir qual delas possui cada idade. Para isso, considerando que as duas crianças (mais velha e mais nova) não mentiram, podemos assumir que, se uma delas diz não ter 7 anos, por consequência ela teria 9 anos de idade, já que só existem essas duas possibilidades e ela diz a verdade.

O oposto também é verdadeiro, ou seja: se a criança diz não ter 9 anos, então ela teria 7. Portanto, assim conseguimos encontrar tanto a mais nova como a mais velha, usando-se essa informação para obter a resposta final correta, que, novamente, é a alternativa “B”.

você pode gostar também