Teste suas habilidades com a matemática neste quebra-cabeça incrível
Se você possui o QI alto, com certeza vai resolver este problema.
O quebra-cabeças matemático é um desafio divertido para estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Esses testes podem ser encontrados em jornais, sites e até mesmo em redes sociais, o que traz bastante debate entre milhares de internautas.
Além disso, quando usados na sala de aula, os quebra-cabeças matemáticos são uma ótima maneira de aumentar o envolvimento de estudantes, desafiando-os a resolver tarefas mais complexas de uma forma lúdica e sem a pressão de estarem sendo avaliados.
O enigma da fruta
Recentemente, surgiu online um quebra-cabeças matemático que se tornou viral nas redes sociais. Embora alguns encontrassem a resposta imediatamente usando as regras da matemática e até raciocínio lógico, outros acharam difícil identificar a solução. A imagem, que conta com diferentes frutas lado a lado entre sinais das quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), espera um resultado na quarta e última operação.
Para isso, é necessário avaliar com cuidado o que cada fruta representa e entender os sinais matemáticos. Com um pouco de esforço, é possível resolver o quebra-cabeças em alguns minutos, mas isso ainda vai exigir um pouco de cada um.
Por esse motivo, caso não consiga solucioná-la, não se preocupe, a resposta é -7:
Maçã + Maçã + Maçã = 27
Maçã = 9
Maçã – Uva Roxa- Uva Azul = 3
Uva Roxa= 3
Uva Roxa x Uva Verde = 1
Uva Verde = 1/3
Maçã – Uva Roxa/ Uva Verde +1 =
3 – 3/1/3 + 1
= -7
Como esses problemas ajudam o cérebro?
Os quebra-cabeças matemáticos estimulam o cérebro a encontrar soluções eficazes e criativas para problemas complexos, o que pode ajudar com o foco em problemas específicos, melhorando a capacidade de concentração de nosso cérebro. Além disso, contribuem para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, pois nos obriga a pensar em todas as possíveis soluções antes de escolher a correta.
Por esse motivo, são amplamente usados no desenvolvimento cognitivo de crianças, testes de admissão para faculdades, entre outras circunstâncias.