CEO da Nvidia afirma que ChatGPT vai facilitar a vida de programadores
Habilidades da inteligência artificial do ChatGPT prometem ser uma 'mão na roda' na hora de programar.
O crescente debate sobre a entrada da Inteligência Artificial (IA) em atividades no mercado de trabalho é acompanhado de um misto de otimismo e receio. Até o momento, todos os recursos que se vinculam a ela têm sido aplicados para facilitar o trabalho humano. Mas seria possível programar com IA?
Ao que o ChatGPT indica, sim. Pelo menos, é o que declara o CEO da Nvidia, Jessen Huang, com base em resultados gerados pela ferramenta para a receita da empresa. Mas vamos entender melhor o que é esse recurso e seu funcionamento.
O que é o ChatGPT?
Sabe aquela conversa que você tem com o bot do seu aplicativo de banco? O ChatGPT é algo daquele modelo. Mas, acalme-se, vamos explicar melhor.
O ChatGPT é um gerador de conversas pré-treinado. Em outras palavras, ele é um chatbot com inteligência artificial capaz de “conversar”. Isso é possível porque ele é programado com um modelo de linguagem ajustado, que aprende a conversar por meio de um sistema supervisionado e por reforço.
Então, a pessoa responsável por ele acompanha as primeiras interações e faz com que perceba quais respostas são as melhores e úteis para passar na conversa. Para você ter uma ideia, o ChatGPT é capaz de compor músicas, contos de fadas, redações de estudantes e depurar programas de computador.
Além disso, os dados de treinamento do ChatGPT contam com páginas de manual e informações sobre fenômenos da internet e linguagens de programação, como a linguagem de programação Python. E é nesse ponto que ele mostra como é possível programar com IA.
Huang fala sobre programar com a IA
Desse modo, o CEO da Nvidia afirma que o ChatGPT é capaz de democratizar atividades complexas, e uma delas é a programação. Isso se deve à capacidade de o recurso responder sobre questões para as quais não recebeu treinamento, capacidade que ele tem graças a sua habilidade de se adaptar aos cenários que apresentam a ele.
Então, desse modo, é possível programar com IA por meio de recursos que sejam semelhantes aos do ChatGPT. Portanto, para Huang, isso é um marco da democratização da programação para todos. Ele comenta:
“Nós democratizamos a programação de computadores para todos, para quase qualquer um que pudesse explicar em linguagem humana uma determinada tarefa a ser executada.
Esta nova plataforma de computação, este novo computador, pode pegar qualquer que seja seu prompt, qualquer que seja sua solicitação explicada por humanos e traduzi-la em uma sequência de instruções que você processa diretamente ou espera que você decida se deseja processá-la ou não.”
Ademais, em outras ocasiões, confirmou-se a capacidade do ChatGPT de encurtar diversas etapas narrativas e criação de personagens no processo de desenvolvimento de jogos.