Fãs estão IRRITADOS: Criador de ‘One Piece’ usa o ChatGPT para escrever capítulo do mangá

Uso de IA por Eiichiro Oda seria contraditório?

One Piece
Imagem: Reprodução

A inteligência artificial é algo que está dando o que falar em todos os meios de comunicação. Afinal, suas vantagens podem economizar muito tempo e trabalho das pessoas. Mas até que ponto isso pode ser benéfico? Os fãs de mangá podem não gostar da união entre IA e capítulos do “One Piece” neste momento.

A história de ‘One Piece’ e a IA

Desde que o mangá surgiu, o escritor Eiichiro Oda é reconhecido e parabenizado pelo sucesso da história. Ele foi o criador e alimentou os capítulos durante os 26 anos de existência do “One Piece”, até então.

Contudo, manter a história emocionante é um desafio enorme para os escritores, e Oda fez isso por mais de duas décadas. Dessa forma, o que o faz “pedir ajuda” da inteligência artificial? Com o passar dos anos, o mangaká pode ter se sentido sobrecarregado, e a função da IA é justamente minimizar o esforço humano.

Fãs podem não gostar da novidade

Embora seja algo muito mais simples para quem o faz, os leitores podem perceber a diferença, afinal, não é uma pessoa que está produzindo aquele material. Por isso, os fãs não têm certeza de como se sentirão em relação a isso, especialmente depois de uma publicação no Twitter em 22 de fevereiro.

No post, o perfil oficial de “One Piece” apresentou a IA escrevendo um novo capítulo. No entanto, contrariando muitas pessoas, a escrita não estava ruim! A primeira história escrita apresentava o sequestro e resgate de Chopper, e o conteúdo estava decente para uma primeira experiência com a tecnologia. No entanto, alguns pontos devem ser observados sobre isso.

Os contratempos no trabalho da IA

Apesar de não ter sido ruim, ninguém pode esperar que o resultado seja semelhante a algo feito pelo próprio Oda, já que apenas ele produziu tudo durante todo esse tempo.

Dessa forma, a segunda história pareceu não fazer muito sentido, com Nico Robin partindo em uma estranha aventura em busca de uma tribo. Os enredos criados não combinam com o atual em “One Piece”, deixando claro que a IA estava se inspirando em capítulos mais antigos.

Vale lembrar que isso é um problema também observado em outros no uso do ChatGPT, onde a fonte utilizada para construir os textos parece estar desatualizada.

A decisão de Oda

Após perceber esses contratempos no trabalho da IA, Oda achou a história engraçada e até respondeu que escreveria o capítulo dessa forma. Isso fez com que os fãs dividissem opiniões nos comentários do post.

Apesar disso, é pouco provável que a continuidade de “One Piece” esteja nas mãos de um robô, e há quem diga que Eiichiro estava brincando em suas declarações.

você pode gostar também