DESCONTÃO de até 65% na conta de luz: veja se você tem direito ao benefício

Confira quem tem direito ao desconto e dicas para economizar energia.

Todos os dias, brasileiros e brasileiras enfrentam desafios trabalhando e inventando manobras na vida financeira para arcar com todos os seus gastos e manter suas contas em dia.

Pagar as contas pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para quem não possui uma renda muito alta e precisa tirar uma boa parte do seu salário para pagar serviços básicos, como a energia elétrica.

Uma das maiores preocupações do povo brasileiro é com o valor da sua conta de luz no fim do mês. Se você está cansado de pagar contas altíssimas de luz, saiba que há uma maneira de deixar sua fatura muito mais barata.

Nesse contexto, a Tarifa Social de Energia Elétrica surge como uma ótima opção para diminuir esses gastos.

Programa pode diminuir os gastos com energia elétrica

Pagando menos: saiba como diminuir os gastos com contas de luz
Foto: Getty Images

Com esse programa social do Governo Federal, as pessoas com maior vulnerabilidade econômica podem ter um desconto de até 65% em suas contas de luz.

O desconto tem como base o consumo mensal de energia, podendo ser alterada a porcentagem a ser descontada do valor total. Quanto maior a economia, maior será o desconto. Contudo, como dito, a iniciativa do governo não é destinada a todos.

Quem pode se beneficiar?

O programa tem o objetivo de beneficiar brasileiros com renda baixa. Nesse caso, é aceita a adesão do desconto por pessoas com renda per capita de até meio salário mínimo em suas famílias. Além da renda, é necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Para aqueles que não possuem o cadastro, é muito fácil se inscrever: basta ir a uma agência do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e fazer seu cadastro, caso atenda aos critérios necessários.

Como economizar mesmo sem o desconto?

No caso de não se enquadrar no programa, você ainda pode economizar energia elétrica seguindo algumas dicas simples; por exemplo, desligar os aparelhos eletrônicos que você possui quando não estiver mais usando.

Aparelhos ligados constantemente à tomada ficam em modo “stand-by”, o que ainda consome energia, embora seja em menor quantidade.

Por fim, você pode adquirir produtos com eficiência energética, com o selo “A”. Utilizar a luz do dia o máximo possível também é uma boa dica de economia.

você pode gostar também