Você sabe o que é Nekonomics? Entenda o poder dos gatos na economia japonesa

Pessoas se renderam aos gatinhos!

Não é nem preciso dizer o quanto gatinhos conseguem ser fofos e chamar a nossa atenção, não é mesmo? Esses pets são bons companheiros, mesmo com muita gente dizendo o contrário, além de trazer uma alegria a mais para o ambiente.

gatos
Imagem: Reprodução/Revista Galileu/Globo

Aproveitando a paixão de muita gente por esses animaizinhos tão fofos, as lojas no Japão começaram a ofertar serviços com gatos inclusos. Lojas de café e pontos turísticos viram seu público dobrar ao trazerem esses bichanos tão fofos.

A cultura do Nekonomics se baseia em colocar gatos em espaços simples para que você possa interagir com eles. Como citado anteriormente, lojas de café, pontos turísticos e restaurantes são alguns dos lugares que aderiram a essa ideia tão bacana e fofa.

Além dessa prática cativar pessoas que são apaixonadas por gatos, a ideia foi o que aqueceu a economia durante a pandemia do covid-19. O efeito chamado de Nekonomics no Japão faturou mais de 1,969 trilhão de ienes (cerca de R$ 77 bilhões) só no período de 2021.

Ou seja, isso mostra que tem muita gente apaixonada pelos gatinhos. Para se ter uma ideia, mesmo quem não tem animais de estimação em casa se desloca até esses lugares para ter um momento com os bichanos. Outro detalhe interessante é que no Japão há o Dia do Gato, que é comemorado em 22 de fevereiro.

Sendo assim, os comerciantes usam dessa data para inflar ainda mais a economia com os gatos, o que acabou se mostrando uma verdadeira febre no país.

Nekonomics ajuda na popularidade dos gatinhos

De acordo com as informações do Japan Pet Food Association, a popularidade desses animais se mantém em alta há mais de duas décadas. Isso foi empurrado, também, pelo fato de que, na pandemia, as pessoas precisaram se isolar em casa.

Se vale a comparação, para se ter ideia da força do Nekonomics, o valor movimentado é um pouco maior do que o Japão gastou fazendo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país.

Portanto, o amor pelos gatinhos é que manteve a economia até tranquila no Japão, e ainda aumentou a popularidade dos animais no país. Isso é muito importante e interessante, até mesmo para os casos de adoção dos animais.

você pode gostar também