Primeira ilha museu do Brasil: Prefeitura de Niterói reforma a Ilha de Boa Viagem

A prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, está reformando a histórica e esquecida Ilha de Boa Viagem para ser palco de grandes eventos e turismo.

O Brasil é conhecido mundialmente por sua beleza natural, sendo repleto de paisagens, biodiversidade, lindas praias e ilhas. Além disso, nosso país se destaca por seus incríveis pontos turísticos.

É claro que quase toda cidade possui algum lugar bonito para se visitar, mas certos estados brasileiros se destacam com suas maravilhas. Por exemplo, o Rio de Janeiro é muito popular entre os turistas.

Embora o estado já seja palco de diversas obras visuais, como o Cristo Redentor, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Morro do Pão de Açúcar, o investimento no turismo ainda não parou. Agora, a cidade de Niterói terá uma atração inédita no país: a primeira “ilha museu” da história do Brasil.

Prefeitura de Niterói cria primeira ‘ilha museu’ do Brasil

Na cidade de Niterói, no grande Rio, mais precisamente na Ilha de Boa Viagem, uma nova obra da Prefeitura se estabelece e terá como objetivo criar um novo ponto de turismo histórico no local. A ideia tem colaboração da UNESCO e o investimento total é de cerca de R$ 5,5 milhões.

Além disso, o plano é que as obras sejam concluídas até o final de agosto deste ano, dando origem a um museu ao ar livre. O local poderá ser utilizado como sede de diversas atrações e eventos, além de chamar a atenção dos turistas para a região que, segundo o prefeito de Niterói, Axel Grael, tem grande potencial turístico.

A ilha conta com uma capela antiga, belezas naturais e um pequeno forte que, até o início da reforma, estava em péssimo estado; não era possível nem mesmo entrar no local.

A história do local

Em 1650, foi construída uma capela no alto da ilha. Porém, não muito tempo depois, em 1711, os franceses invadiram o local e destruíram praticamente tudo, deixando o lugar em ruínas. Apenas 70 anos após esse episódio, a igreja foi reconstruída.

Mesmo assim, até o momento, a Ilha de Boa Viagem permanecia esquecida, sem visitantes e totalmente solitária: uma verdadeira “Ilha do Medo”. Inclusive, teria sido uma boa ideia usar o espaço para as gravações de filmes de terror e suspense.

Mas agora, as obras já estão quase no fim e a ilha, que hoje é considerada patrimônio histórico, terá uma aparência nova e chamativa. Espera-se que a reforma possa gerar empregos e renda para a cidade, como prevê o secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz.

você pode gostar também