Precisamos de 21 dias para criar um hábito? Resposta NÃO é o que você pensa
Será que a afirmação de que são necessários apenas 21 dias para criar novos hábitos é verdadeira? Pesquisadores têm uma resposta para essa pergunta. Descubra agora!
Muitas pessoas acreditam que, para criar um hábito, é necessário fazê-lo ao longo de 21 dias. Talvez você desconheça, mas essa teoria foi desenvolvida em 1960 por um cirurgião plástico chamado Maxwell Maltz.
Nesse sentido, Maltz, ao publicar seu livro, disseminou no ideário social que, para mudar seus caminhos e formar novos hábitos, leva-se apenas 21 dias.
No entanto, esse número surgiu a partir das observações que o cirurgião fez de seus pacientes relacionadas ao tempo que levam para se adaptar aos seus novos rostos.
Mesmo que esse número esteja relacionado com a adaptação visual, muitas pessoas acreditam na ideia de que, com a mudança de alguns comportamentos, por apenas algumas semanas, pode haver um impacto grande nas nossas vidas.
Realmente leva 21 dias para criar novos hábitos?
Levando isso em consideração, cientistas da Caltech, da Universidade de Chicago e da Universidade da Pensilvânia fizeram uma pesquisa para compreender em quanto tempo levamos para desenvolver hábitos.
Nessa pesquisa, foram analisados dados de mais de 30.000 frequentadores de academias, que se exercitaram cerca de 12 milhões de vezes ao longo de quatro anos.
Além disso, também foram analisados os dados de mais de 3.000 trabalhadores hospitalares que juntos lavaram as mãos 40 milhões de vezes em quase 100 turnos.
Por meio de ferramentas de aprendizado, foi possível compreender quando os comportamentos das pessoas se tornaram previsíveis, ou seja, habituais.
Diante disso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que alguns hábitos demoram mais tempo para se formarem do que outros. Nesse sentido, foi descoberto que, para entrar no ritmo de se exercitar regularmente, são necessários em média seis meses.
“Ao contrário da crença popular em um ‘número mágico’ de dias para desenvolver um hábito, descobrimos que normalmente leva meses para formar o hábito de ir à academia, mas semanas para desenvolver o hábito de lavar as mãos no hospital”, apontou os cientistas da Caltech.