Por que deixar o feijão de molho é importante para a sua saúde?

Revelado o segredo para saborear esse famoso grão sem ter má digestão.

O feijão é, de longe, o alimento que mais ultrapassa fronteiras culturais. Amado por brasileiros e presente em praticamente qualquer culinária, esse grão não é apenas delicioso, mas bastante nutritivo.

O feijão oferece vários benefícios para a saúde, incluindo o fato de ser fonte de um dos mais importante nutriente para o bom funcionamento do organismo: ferro.

Se for comer feijão, atente-se a isto antes

Apesar de todos os seus benefícios, o feijão pode causar alguns incômodos gastrointestinais se não for preparado corretamente.

Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) revelou que consumir feijão de forma inadequada pode resultar em desconfortos intestinais ou, então, no bom português, ‘dor de barriga’.

Mas por que isso acontece, afinal?

O feijão contém substâncias como rafinose e esteatose, que podem interferir na absorção de proteínas e minerais, como o ferro, pelo organismo.

Além disso, substâncias como fitatos e taninos, também presentes no feijão, podem contribuir para o desconforto intestinal após o consumo.

Qual é a solução?

Mas para não deixar de comer esse alimento tão importante, por causa dessas substâncias, existe uma solução simples para evitar os problemas que elas podem gerar: deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo.

Se você deixar o grão submerso em água de 8 a 12 horas antes de cozinhar, essas substâncias indesejadas serão liberadas na água, e então basta descartar o líquido antes de colocar o alimento para cozinhar.

Antes de cozinhar, deixar o feijão de molho é uma ótima prática – Imagem: Boomi/Reprodução

Esse processo de deixar o feijão de molho é fácil e pode ser incorporado facilmente à rotina culinária.

Basta colocar o feijão em uma tigela grande, cobri-lo com água e deixá-lo descansar durante a noite, por exemplo. Após o período de molho, descarte a água e lave o feijão antes de cozinhá-lo normalmente.

Além de o processo de molho torná-lo fácil de ser ingerido, ajuda a reduzir o tempo de cozimento, economizando seu gás/energia – além de dinheiro, obviamente.

E o melhor de tudo: ao seguir este simples passo, você poderá desfrutar de todos os benefícios nutricionais do feijão sem os incômodos intestinais.

Agora você sabe que, apesar de o feijão ser um alimento incrivelmente nutritivo, ele requer esses cuidados no preparo para evitar desconfortos futuros a quem o consome.

Deixá-lo de molho antes de cozinhar é uma prática simples e eficaz para garantir que você aproveite ao máximo todos os seus benefícios, sem comprometer o conforto do seu sistema digestivo.

você pode gostar também